8 melhores navegadores de internet para Android e iPhone

8 melhores navegadores de internet para Android e iPhone
Curso Código Milinário


Assim como nos computadores, é difícil escolher um navegador de internet para os celulares em meio a tantas opções disponíveis. Por serem apps nativos, Google Chrome e Safari são duas opções muito populares para Android e iOS, respectivamente. Entretanto, há uma variedade de boas alternativas que chamam a atenção e podem ser usadas como seu navegador principal.

Os aplicativos se encaixam em diferentes categorias: alguns proporcionam um carregamento mais leve; outros possuem foco na segurança e privacidade; e, por fim, existem os navegadores que tentam oferecer a maior quantidade possível de funções. Para ajudar na sua escolha, o Canaltech listou os melhores navegadores para celulares. Veja as opções a seguir!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Microsoft Edge

O substituto do Internet Explorer faz muito sucesso nos computadores e também é destaque nas versões mobile. O Microsoft Edge para celulares é uma boa opção por incluir diversos recursos presentes nos PCs, como a presença das coleções, ferramenta de leitura em voz alta e sincronização com a conta da Microsoft.

Edge é uma boa opção para celulares (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A navegação pelo Microsoft Edge conta com um bloqueador de anúncios nativo, disponibilizado pelo AdBlock, que torna o carregamento das páginas mais leve. Além disso, o consumo das páginas da Web é otimizado com a presença de um modo de leitura, que remove os elementos visuais da tela; e com a função de leitura em voz alta, um importante recurso de acessibilidade.

O navegador ainda conta com uma série de recursos adicionais que podem melhorar a sua experiência. O feed de notícias da página inicial pode ser configurado com seus temas favoritos, existem mecanismos de pesquisa por voz ou imagem e o navegador conta com uma ferramenta nativa de captura de tela.

2. Opera

O Opera está presente no mercado de apps para celulares com várias opções. Existe o Opera GX (Android | iOS), voltado ao público gamer; o Opera Mini (Android), que proporciona uma boa experiência sem pesar na memória; e o Opera Touch (Android | iOS), que favorece a navegação com apenas uma mão. No entanto, se quiser experimentar os melhores recursos do navegador de uma forma geral, é recomendável instalar a versão tradicional do app.

Opera tem VPN e bloqueador de anúncios integrados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Opera para celulares herda muitos recursos presentes na versão para computadores, como a presença de um VPN nativo, bloqueador de anúncios integrado e o Speed Dial, que permite acesso rápido a sites e web apps na página inicial. Com a função Flow, é possível sincronizar as contas de diferentes dispositivos através de um QR Code, sem a necessidade de criar login e senha.

Durante a navegação, é possível ativar um recurso para economia de dados móveis e utilizar um modo de leitura. Além disso, o app possui outros recursos adicionais como a personalização com temas de diferentes cores, carteira de criptomoedas e ferramenta nativa de captura.

3. Firefox

O Firefox é mais uma opção para quem deseja sincronizar os navegadores no computador e nos celulares. A versão mobile conta com funcionalidades interessantes para a personalização e a privacidade durante o uso, com possibilidade de sincronização com o seu login usado em outros dispositivos.

Firefox é personalizável e traz opções para bloquear rastreadores (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Quando o assunto é a personalização, o Firefox é uma das principais opções disponíveis para os celulares. O aplicativo conta com a presença de extensões, apesar de apresentar um catálogo limitado de conteúdos adicionais otimizados para os celulares. A interface possui temas claro e escuro, e permite ajustar o posicionamento da barra de ferramentas do app. Seus sites e artigos favoritos podem ser armazenados em coleções.

Uma das principais funções do aplicativo é a proteção contra rastreamento. O navegador permite escolher modos mais rigorosos de proteção, que bloqueiam todos os rastreadores e cookies, além de fornecer a opção de personalizar o que deve ser restringido.

4. Mi Browser

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Se você procura explorar maior número possível de recursos adicionais, vale a pena testar o navegador da Xiaomi. O aplicativo possui tantas funcionalidades a ponto de ser utilizado para gerenciar e acessar todos os arquivos salvos no seu aparelho.

Mi Browser chama a atenção pela quantidade de funções (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A página inicial do navegador funciona um hub para as suas principais atividades. Além dos atalhos para os sites mais acessados, como já é comum nos apps, o Mi Browser disponibiliza o acesso aos feeds do YouTube e Facebook. Basta fazer login com as respectivas contas para acessar as novidades e atualizações dos canais inscritos. Ainda no assunto de redes sociais, o app permite fazer o download de vídeos do Facebook e salvar os conteúdos do status do WhatsApp.

O app oferece ferramentas de tradução de páginas, modo de economia de dados e a possibilidade de fazer um teste da velocidade da conexão. Por outro lado, a experiência durante o Mi Browser pode ser prejudicada com a exibição de anúncios entre as áreas do navegador.

5. Brave

A privacidade durante o uso é o grande foco do Brave. Com um apelo semelhante na versão para computadores, o navegador bloqueia anúncios e rastreadores. O resultado é uma navegação mais leve e que consome menos dados móveis do seu pacote de internet.

Brave é um navegador voltado para reforçar a sua privacidade na web (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Com as ferramentas de bloqueio ativas, o Brave exibe um widget de relatório na página inicial. Esse widget mostra a quantidade de rastreadores e anúncios que foram removidos durante a navegação, além de estimativas para a economia de dados e do tempo de carregamento. Sem a exibição de anúncios, uma página da web é carregada em menos tempo, e o Brave faz questão de exibir essa diferença.

No entanto, o app não possui tantos recursos adicionais para a navegação. Caso queira uma opção segura, é uma das principais alternativas. Por outro lado, se procura por recursos adicionais que facilitem a experiência, o Brave não vai além: a interface tem poucas opções de personalização, não há um modo de leitura e não é possível criar coleções de páginas.

6. Samsung Internet

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Quem utiliza um celular da Samsung pela primeira vez pode estranhar o Samsung Internet como navegador padrão no lugar do Google Chrome. Entretanto, o aplicativo traz uma série de recursos úteis para a navegação e pode ser considerado como o seu app principal para acessar páginas da web.

Navegador da Samsung é uma alternativa para o Android (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app conta com um catálogo de extensões com tradutores, assistentes e diferentes modelos de bloqueadores de anúncio. Possui também um modo de antirrastreamento inteligente para bloquear cookies durante a navegação do seu app. Durante a navegação, é possível alterar o tamanho do texto e aplicar as fontes instaladas no sistema para a leitura das páginas.

Com relação à interface, o aplicativo possui um atalho rápido para alternar entre a visualização de páginas nos temas claro e escuro, além de um modo para leitura. O menu de opções é customizável, com opção para remover ou adicionar ícones para as ferramentas. Por fim, o Samsung Internet oferece três modelos diferentes para agrupar as abas abertas.

7. Vivaldi

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Vivaldi é mais um navegador que se destaca pela quantidade de recursos adicionais. Além da opção para sincronizar dados com outros dispositivos, o aplicativo possui ferramentas para entretenimento, privacidade e personalização das páginas abertas.

Vivaldi permite aplicar filtros na visualização de páginas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Na página inicial do navegador, por exemplo, é possível criar anotações em um bloco de notas próprio. Se quer um pouco de diversão, uma opção é jogar o Vivaldia, um game instalado no aplicativo. Já durante a navegação das páginas, há uma lista de ações disponíveis, como um depurador CSS e filtros de diferentes cores para a visualização. O Vivaldi ainda conta com ferramentas próprias de captura de tela e tradução.

Com relação à privacidade, o Vivaldi permite alterar as configurações de bloqueio para rastreadores e propagandas em duas maneiras diferentes. É possível escolher um nível de bloqueio padrão para todo o acesso ou fazer a escolha individualmente para páginas específicas.

8. DuckDuckGo Privacy Browser

O DuckDuckGo é uma ferramenta de buscas que reforça a privacidade de quem utiliza a internet. O navegador próprio da empresa segue esse mesmo objetivo e funciona como uma alternativa para quem quer navegar sem deixar rastros.

Navegue de forma privada com o aplicativo do DuckDuckGo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A interface é simples e deixa em evidência que o app é voltado para uma navegação privada. Não há um armazenamento em histórico, portanto nenhuma informação é armazenada no aplicativo depois que uma aba é fechada no app. Há, inclusive, um atalho rápido para encerrar todas as abas abertas de uma vez.

Ao acessar uma página, o DuckDuckGo Privacy Browser exibe uma nota na parte superior da tela. Esse atalho exibe um painel com a quantidade de rastreadores bloqueados e as práticas de privacidade presentes no site. No Android, é possível adicionar um widget para a pesquisa privada do app.

Qual o seu navegador favorito? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.



Fonte Notícia