8 Opções Criativas para Incrementar suas Fotos

8 Opções Criativas para Incrementar suas Fotos

Antigamente, o processo de tirar e visualizar uma fotografia era extremamente demorado: para tirar foto, era necessário ficar imóvel por vários minutos, aguardar dias para que ela fosse revelada e só então era possível conferir os resultados – imagina se o fotógrafo colocou o dedo na lente?

 

Hoje em dia este procedimento é instantâneo, onde você captura uma foto em fragmentos de segundos, e pode visualizá-la imediatamente após o disparo, na tela do seu celular ou câmera digital.

 

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

Por conta disso, o hábito de revelar fotos e dispô-las em porta-retratos e álbuns foi ficando ultrapassado, e acabou se tornando quase que exclusivo dos amantes de fotografia vintage.

 

O mais comum a se fazer hoje em dia é postar a coleção de fotos que você tirou em uma rede social, e algumas até oferecem ferramentas para editar aspectos de luz, sombra e cor nas imagens antes de postar.

 

O artigo de hoje é destinado para as pessoas que gostam de fugir do convencional, seja no mundo real ou no mundo digital: vamos trazer 8 dicas inusitadas para incrementar e embelezar ainda mais as suas imagens, antes de mandar revelar ou compartilhá-las com os amigos e família.

 

1.  Crie um filme com trilha sonora

Imagine juntar as imagens das suas melhores lembranças em um filme com direito a uma trilha sonora emocionante; parece incrível, mas extremamente complicado, certo? Felizmente, a tecnologia que temos hoje em dia nos permite criar slides e vídeos profissionais em poucos minutos, com apenas alguns cliques.

 

O primeiro passo é escolher e baixar um aplicativo da nossa seleção dos melhores programas para fazer vídeos com fotos. Após a instalação, você precisa selecionar quais fotos gostaria de apresentar em seu filme, sejam elas apenas quatro ou então quarenta, você decide!

 

Depois de selecionar as fotos e organizá-las na sequência desejada, é hora de decidir a trilha sonora: selecione e faça o download da música ideal para acompanhar aqueles momentos, e então adicione-a pelo aplicativo.


Fonte: Movavi.

 

Feito isso, basta ajustar a velocidade e os efeitos de transição entre imagens, para que seu vídeo tenha o mesmo tempo de duração que a música escolhida. Quando tudo estiver ajustado, é só salvar e compartilhar. Em pouco tempo você terá um videoclipe profissional totalmente feito em casa.

 

2.  Adicione efeitos especiais

Esta é outra opção para usar a tecnologia e soltar a criatividade. Anos atrás, quando o campo digital ainda estava se expandindo, criar efeitos especiais e fazer edições inéditas em imagens era algo reservado somente aos profissionais, com computadores potentes e softwares caros.

 

Assim como no item acima, nos dias de hoje nós contamos com diversos programas e aplicativos para adicionar efeitos especiais nas suas imagens. Em alguns, os efeitos são completamente automáticos, e você pode transformar sua foto com apenas um clique; em outros, há uma série de ferramentas e tutoriais ensinando a usá-las, incentivando o usuário a realmente aprender as técnicas de edição.

 

Uma ótima opção tanto para os iniciantes quanto para usuários avançados é o Fotor, um programa completamente online com recursos similares aos de editores profissionais. Classificado pela BBC como “Photoshop Leve”, ele vem conquistando o coração de pessoas ao redor do mundo todo.

 

3.  Monte uma colagem

Como já citamos os programas e aplicativos para adicionar efeitos especiais às suas imagens, não podemos deixar de fora as colagens. A maioria dos softwares de edição de imagens também disponibilizam uma opção para criar montagens com duas ou mais fotos.

 

Nas colagens, você pode agrupar múltiplas fotografias de uma ocasião especial, como um casamento ou formatura, ou então ilustrar a passagem do tempo na vida de determinada pessoa, com fotos da infância até a vida adulta. Muitas pessoas também fazem colagens com fotos de parceiros e amigos, utilizando fotos de ambas as pessoas, individuais e quando estão juntas.

 

Com as ferramentas de edição, você pode escolher o formato e disposição das imagens, e a cor do fundo, que pode ser uma cor lisa, degradê, estampado, etc. Também é possível aumentar ou diminuir o espaçamento entre as imagens. Depois de salvar, você pode compartilhar a colagem ou pedir para que seja revelada.

 

4.  Transforme fotos em cartão postal

Seja para enviar via email ou à moda antiga pelos correios, para celebrar um feriado ou data comemorativa, ou apenas para mostrar que estava pensando em alguém: cartões postais são lembranças únicas e charmosas. Você pode fazer um cartão com uma foto da última viagem em família, ou então se preparar para enviar votos de Réveillon aos parentes e amigos próximos.

 

Antes de simplesmente enviar as imagens, você pode usar um software de edição para acrescentar efeitos de luz e cor, molduras ou bordas decoradas, desenhos e outras decorações. Agora, basta apenas escrever uma mensagem especial dedicada ao destinatário, e enviar, seja pessoal ou digitalmente!

Fonte: Canva.

 

5.  Decore sua árvore de Natal

Para aproveitar que o Natal está chegando, o que acha de fazer um enfeite especial 100% customizado para a sua árvore? Em algumas cidades, você pode encontrar lojas de produtos personalizados ou estúdios fotográficos que oferecem o serviço de revelar sua imagem dentro de uma bola de árvore de natal.

 

Se na sua cidade não há nenhum estabelecimento com este produto, você pode comprá-lo utilizando seu computador ou celular, por uma loja online ou website de vendas. Basta apenas selecionar as fotos desejadas e completar o pedido, e em alguns dias sua encomenda chegará pelo correio.

 

Além de ser uma decoração linda para a árvore de natal da sua família, ela é única e carregada de sentimentos calorosos, e serve como um ótimo presente para casais ou amigos da família. Essa singela decoração pode aumentar o astral de seu feriado!

6.  Faça um varal de fotos

Outra peça decorativa para mostrar fotos das suas lembranças preferidas e pessoas queridas é o varal de fotos. É um artesanato fácil e rápido no estilo DIY, para embelezar o quarto, sala de jantar ou escritório.

 

Fonte: Adobe Stock.

 

Para isso, você precisa revelar ou imprimir suas fotos. Muitas pessoas optam por imprimir fotos em estilo Polaroid, e, com as dicas acima, você mesmo pode criar uma moldura para as fotos antes de revelá-las.

 

Depois disso, você vai precisar de um pouco de barbante ou qualquer outra linha mais resistente, e prendedores de varal – podem ser os tradicionais, modelos ornamentados ou em miniatura. Depois disso, é só pendurar o barbante pela parede com o auxílio de um prego, e dispor as fotos na ordem que desejar.

 

7.  Tenha um porta retrato digital

Se você gosta da ideia de decorar sua casa com fotos de momentos e pessoas queridas, mas não quer ter o trabalho de revelar as imagens ou gastar dinheiro pedindo para um profissional, essa dica é para você.

 

Atualmente, encontramos no mercado vários modelos de porta retrato inteligentes, que funcionam por tomadas, pilhas ou baterias. Basta ligá-lo e importar as fotos desejadas, e o método vai depender do modelo escolhido: eles variam entre compartilhamento USB, cartão de memória, pen drive, bluetooth e até wi-fi nos mais modernos.

 

Eles variam por preço e funcionalidade, nos quais os modelos mais simples são de um valor mais acessível, e os outros com recursos adicionais e extras inteligentes provavelmente serão mais caros – alguns modelos são até programáveis para tocar música.

 

8.  Encomende um produto personalizado

Assim como os enfeites de árvore de natal, também é possível imprimir e revelar imagens em vários outros produtos e acessórios para a casa, através de métodos como a sublimação.

 

Você pode escolher entre opções de vestuário, como camisetas, chinelos e bottoms. Acessórios de cozinha também são muito comuns, como vários modelos de copos, canecas e pratos. Você pode até personalizar um azulejo para expô-lo como um porta retrato em cima de uma rack ou estante, ou até aplicá-lo em sua parede com cimento.

 

Caso você não more perto de um estabelecimento que ofereça esse tipo de serviço, lembre-se sempre de que você pode encomendá-los online e receber o produto pronto na porta de sua casa.

Estas são apenas oito opções que separamos com ideias para incrementar suas imagens antes de revelá-las ou compartilhá-las, mas há um universo de possibilidades que você pode explorar com as novas ferramentas apresentadas neste artigo.

Não importa se você é mais vintage e prefere a tradicionalidade de se revelar as fotos, ou se você é contemporâneo e gosta de praticidade e tecnologia, garantimos que pelo menos uma dessas dicas vai chamar sua atenção. Libere sua criatividade e decore suas imagens do jeito que desejar!