Análise Multi-temporal

Análise Multi-temporal
Curso Código Milinário

 

Uma análise multi-temporal é o simples processo de olhar para o mesmo par e respectivo preço em períodos de tempo diferentes. Esta análise é feita graficamente, pois existem diferentes períodos a que os pares podem ser reportados nos gráficos – diário, horário, 15 minutos e 1 minuto.

 

Investir em bitcoins e outras criptomoedas

As criptomoedas, como a bitcoin, apresentam-se como alternativa às moedas tradicionais. Para começar a investir em bitcoin é necessário ter uma carteira aberta em uma exchange, que são espécies de corretoras/casas de câmbio nas quais é possível comprar e vender criptoativos.

 

Isto significa que podem existir diferentes opiniões para o mesmo par e todas elas podem estar correctas. Um investidor pode observar uma tendência de descida no par EUR/USD no gráfico de 4 horas, ao mesmo tempo que outro investidor observa uma tendência de subida e descida. Ambos podem estar certos.

 

Esta divergência de opiniões e análises pode gerar dúvidas sobre a posição a tomar no mercado. Desta forma, é necessário saber que períodos de tempo são os mais importantes para negociar divisas.

 

Um dos maiores desafios dos investidores iniciados está relacionado com o período de tempo a que o gráfico é reportado. A maioria procura investimentos rápidos, utilizando para o efeito períodos de tempo mais pequenos – 1 minuto ou 5 minutos.

 

A maioria dos investidores prefere negociar em gráficos de 1 hora. Este período oferece alguns sinais sobre a divisa e permite analisar o mercado com tempo e sem precipitações. Contudo, existem investidores para quem este período de tempo é demasiado lento e preferem gráficos de 10 minutos. Estes investidores têm menos tempo para analisar e tomar decisões. Por fim, os investidores que apenas negoceiam em part-time, porque não conseguem acompanhar o mercado todos os dias, preferem negociar gráficos semanalmente ou mensalmente.

 

Um investidor deve utilizar o período nas suas análises com que se sente mais confortável:

 

Se escolher um período de tempo demasiado curto/rápido, sente pressão extra dos acontecimentos que ocorrem demasiado depressa para conseguir tomar decisões;

Se escolher um período de tempo demasiado lento, então vai sentir alguma frustração, uma vez que os resultados demoram a aparecer.

 

Para escolher o seu período temporal precisa de experimentar os vários períodos disponíveis. Começar a negociar em gráficos de 1 hora, seguido de gráficos com 15 e 5 minutos. Caso não possa acompanhar o mercado todos os dias, a melhor solução será experimentar negociar em gráfios diários, semanais e mensais.