Apple anuncia linha iPhone 13 com chip A15 Bionic, tela de 120 Hz e mais

Curso Código Milinário


Após meses de vazamentos e rumores, a Apple anunciou em evento nesta terça-feira (14) a família iPhone 13. As novidades mantêm muitos dos aspectos dos antecessores, como as laterais planas e o já tradicional módulo de câmeras quadrado, mas refina o visual em múltiplos aspectos, enquanto implementa um aumento notável na bateria e diversos recursos muito aguardados.

Além da chegada de um entalhe reduzido, a nova linha de celulares da gigante de Cupertino marca a estreia da primeira tela Pro Motion de 120 Hz em um iPhone, câmeras mais encorpadas com estabilização avançada em todas as variantes e mais.

Assim como na geração anterior, a linha é composta por quatro modelos: o iPhone 13 Mini, o iPhone 13, o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max. Também de maneira similar a lançamentos passados, os aparelhos compartilham algumas especificações básicas, como o processador e o armazenamento, enquanto apresentam particularidades de tamanho, capacidade de bateria, resolução de tela e outras.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A15 Bionic, o chip mobile mais poderoso do mercado

A família iPhone 13 é equipada com o novo chipset A15 Bionic da Apple, que apesar de manter o processo de fabricação de 5 nm, promete melhorias substanciais de desempenho frente ao A14 Bionic. A solução conta com 15 bilhões de transistores e 6 núcleos, sendo 2 de alto desempenho e 4 de baixo consumo, redesenhados para oferecer performance “até 50% superior” comparado aos concorrentes.

A GPU também foi atualizada e marca a primeira vez em que a Apple realiza uma separação de desempenho entre os modelos tradicionais e as variantes Pro: enquanto iPhone 13 e 13 Mini contam com chip gráfico de 4 núcleos, iPhone 13 Pro e 13 Pro Max vão além ao contar com 5 núcleos. Essa é a mesma estratégia empregada com o M1, que possui versões diferentes para o MacBook Air e MacBook Pro, apesar de manter o nome.

Com o A15 Bionic, a Apple promete vantagem de desempenho de até 50% frente aos concorrentes (Imagem: Reprodução/Apple)

Ainda assim, a Apple promete estar à frente dos concorrentes, independente das configurações — a versão de 4 núcleos é até 30% mais poderosa que soluções rivais, enquanto a variante de 5 núcleos aumentaria a vantagem para respeitáveis 50%.

O A15 Bionic também ganha mais poder de processamento de Inteligência Artificial, com o novo Neural Engine de 16 núcleos, que agora é capaz de realizar 15,8 trilhões de operações por segundo (TOPS), um aumento considerável frente aos 11 TOPS do A14 Bionic. Outras novidades incluem ainda um novo chip de processamento de imagem (ISP), o dobro de cache, novo motor para a tela e mais.

iOS 15 traz notificações e privacidade aprimoradas

Os lançamentos marcam a estreia do iOS 15, revelado em junho durante a WWDC 2021. O novo sistema operacional da Apple refina a fórmula que a empresa adotou nos últimos anos, dando ênfase às notificações e privacidade, enquanto oferece melhorias significativas para a Siri e outros elementos baseados em Inteligência Artificial, como o app de Fotos, munido do Live Text, novo recurso que identifica objetos e textos em imagens.

Entre as diversas novidades oferecidas pelo iOS 15 está a nova experiência de navegação do Mapas, com cidades em 3D e navegação em Realidade Aumentada (Imagem: Divulgação/Apple)

Alguns dos destaques incluem FaceTime com áudio espacial e um novo modo retrato, recurso Foco com inúmeras configurações para ajudar na concentração em momento importantes, Apple Maps mais robusto com cidades tridimensionais e navegação em Realidade Aumentada, aplicativo de previsão do tempo redesenhado com mais informações e aprimoramentos de privacidade com a Siri, Mail e mais.

Estreia da tela Pro Motion de 120 Hz com entalhe reduzido

O iPhone 13 Pro e 13 Pro Max trazem pela primeira vez à linha de smartphones da Apple a elogiada tela Pro Motion da companhia, com taxa de atualização de 120 Hz. Para garantir que a maior velocidade do display não atrapalhe na autonomia de bateria, a empresa adotou painéis com tecnologia LTPO, ou Silício Policristalino de Baixa Temperatura, em tradução livre.

Já presente em aparelhos como o Samsung Galaxy S21 Ultra e o OPPO Find X3 Pro, esse tipo de tela consegue modificar em tempo real a taxa de atualização, reduzindo assim o consumo de energia. A variação acontece de acordo com o que é exibido: uma página da internet pode reduzir a taxa para apenas 10 Hz, enquanto vídeos podem definir a frequência para 30 Hz ou 60 Hz. Jogos e outras atividades que dependam de maior fluidez ativam os 120 Hz.

Com taxa de atualização que varia entre 10 Hz e 120 Hz, a tela do iPhone 13 Pro e 13 Pro Max prometem excelente experiência em jogos e navegação fluida (Imagem: Divulgação/Apple)

O iPhone 13 e 13 Mini mantêm a taxa de 60 Hz, mas contam com as mesmas melhorias oferecidas pelo painel atualizado, incluindo brilho 28% maior, atingindo pico de 1.200 nits, e maior precisão de cores. Outra novidade muito bem-vinda compartilhada entre todos os modelos é a redução de tamanho do entalhe em 20%, criticado por anos por ocupar uma área muito extensa no topo da tela.

O feito foi alcançado graças à diminuição dos componentes utilizados pelo Face ID, bem como pelo reposicionamento do alto-falante de ligações, agora mais próximo à borda de metal.

Design de iPhone 12, mas com refinamentos

Com exceção do entalhe, os novos iPhones não trazem mudanças drásticas no design, mas contam com refinamentos que tornam o visual dos aparelhos ainda mais premium, especialmente nos modelos básicos. A tela plana foi mantida, assim como as laterais retas, mas há uma gama de novas cores disponíveis: Rosa, Azul, Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED para o iPhone 13 e 13 Mini, e Azul-Sierra, Prateado, Dourado e Grafite para o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max.

O design ainda segue as linhas adotadas no iPhone 12, mas agora com entalhe 20% menor, diversas novas cores e um novo posicionamento das câmeras no iPhone 13 e 13 Mini (Imagem: Divulgação/Apple)

Há mudanças também no módulo de câmeras do iPhone 13 e 13 Mini, que posicionam agora suas lentes na diagonal, em vez de colocá-las uma sobre a outra. Toda a família conta com um conjunto significativamente maior, em virtude das diversas melhorias implementadas nos sensores e lentes, e traz de volta a proteção Ceramic Shield para a tela, que garante alta resistência mesmo diante de quedas bruscas, além do alumínio e aço inoxidável para as laterais no iPhone 13/13 Mini e iPhone 13 Pro/Pro Max, respectivamente.

Câmeras com estabilização avançada em todas as lentes

A mudança de maior impacto nas câmeras de toda a família é a adição do sistema avançado de estabilização óptica no corpo (IBIS), uma exclusividade do modelo Pro Max na geração passada. Com isso, a Apple garante estabilidade ainda maior em fotos e vídeos, independente do modelo adquirido.

Os sensores estão significativamente maiores, com pixels de 1,5 micrômetro no iPhone 13 e 13 Mini, e de 1,9 micrômetro no iPhone 13 Pro e 13 Pro Max, que trabalham em conjunto com aberturas maiores, de até f/1.5, para entregar performance superior em cenários pouco iluminados, com captação de luz até 92% maior com a ultra-angular e até 2,2x maior na grande-angular.

Com sensores e aberturas maiores, o iPhone 13 aprimora capturas em cenaas pouco iluminadas com captação de luz até 92% maior (Imagem: Divulgação/Apple)

Junto às melhorias em hardware, há uma série de novos recursos para aprimorar a experiência da captura de fotos e vídeos. O principal destaque é o Cinematic Mode, que permite registros de maneira similar a câmeras de cinema, em HDR com Dolby Vision.

A novidade possibilita realizar ajustes em tempo real em elementos como o foco, e há algoritmos de Machine Learning rodando parar gerar, por exemplo, um mapa de profundidade, para que ajustes de foco também possam ser realizados mesmo após o fim das gravações.

O A15 Bionic habilita o Cinematic Mode, modo especial que possibilita replicar gravações cinematográficas com ajustes finos de foco, captação em Dolby Vision e mais (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple destaca como isso só é possível graças ao novo A15 Bionic, e que é pioneira na adoção de tecnologias do tipo. Fora isso, o poder de processamento turbinado habilita ainda o uso do modo noturno em todas as câmeras — com o iPhone 12, o modo só estava disponível no sensor principal —, o aprimorado Smart HDR 4 e o Photographic Styles, que permite personalizar os tons e a temperatura da imagem. Outros destaques incluem nova capacidade de gravar vídeos em câmera lenta no modo macro, DeepFusion, fotos sem perdas no formato ProRAW e mais.

Uma novidade interessante é que a Apple lançará ainda neste ano uma atualização para habilitar gravações em ProRes, formato proprietário da empresa utilizado por profissionais em conjunto com o programa de edição Final Cut Pro. A resolução pode chegar ao 4K a 30 FPS com Dolby Vision, mas modelos com 128 GB de armazenamento estarão limitados ao 1080P.

Conectividade 5G e recursos adicionais

Os lançamentos trazem ainda aprimoramentos no departamento de conectividade, que empregará o 5G mmWave, considerado o “5G verdadeiro”, nos modelos vendidos em quase todo o mundo. A Apple anunciou estar trabalhando com cerca de 200 operadoras de telefonia em várias regiões para acelerar a implementação do 5G.

A Apple trabalha com mais de 200 operadoras pelo mundo para acelerar a implementação do 5G (Imagem: Reprodução/Apple)

Estão entre as parceiras nomes como Telefónica e Telecom Italia, que operam no Brasil com as operadoras Vivo e TIM, mas não se sabe se a companhia está trabalhando para apressar o estabelecimento da nova rede por aqui.

No mais, temos NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6, áudio estéreo, certificação IP68 de resistência à água e poeira, reconhecimento facial 3D com Face ID, suporte a Dual SIM com um Nano SIM e um eSIM, Ultra WideBand (UWB), carregamento rápido de 20 W, carregamento sem fio de até 15 W via MagSafe, AirPlay e mais.

Preço e disponibilidade

A família iPhone 13 chega ao mercado, inclusive no Brasil, na próxima sexta-feira, 24 de setembro, com o início da pré-venda previsto para esta sexta-feira, 17 de setembro. Os preços sugeridos, 500 reais mais baratos que os praticados oficialmente na geração anterior, são os seguintes:

iPhone 13 Pro Max

  • 128 GB: R$ 10.499
  • 256 GB: R$ 11.499
  • 512 GB: R$ 13.499
  • 1 TB: R$ 15.499

iPhone 13 Pro

  • 128 GB: R$ 9.499
  • 256 GB: R$ 10.499
  • 512 GB: R$ 12.499
  • 1 TB: R$ 14.499

iPhone 13

  • 128 GB: R$ 7.599
  • 256 GB: R$ 8.599
  • 512 GB: R$ 10.599

iPhone 13 Mini

  • 128 GB: R$ 6.599
  • 256 GB: R$ 7.599
  • 512 GB: R$ 9.599

iPhone 13 Pro Max: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR with ProMotion OLED de 6,7 polegadas, com resolução de 2778 x 1284 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização adaptável de 120 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: n/a
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.5) + 12 MP (Ultra wide, f/1.8, 120°) + 12 MP (telefoto, f/2.8, zoom 3x óptico)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 160,8 x 78,1 x 7,65 mm
  • Peso: 238 gramas
  • Bateria: 4.352 mAh com carregamento rápido de 20 W, autonomia 2,5 horas maior que o iPhone 12 Pro Max, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, NFC, UWB, certificação IP68, áudio estéreo, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Azul-Sierra, Prateado, Dourado e Grafite
  • Sistema operacional: iOS 15

iPhone 13 Pro: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR with ProMotion OLED de 6,1 polegadas, com resolução de 2532 x 1170 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização adaptável de 120 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: n/a
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.5) + 12 MP (Ultra wide, f/1.8, 120°) + 12 MP (telefoto, f/2.8, zoom 3x óptico)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 146,7 x 71,5 x 7,65 mm
  • Peso: 203 gramas
  • Bateria: 3.095 mAh com carregamento rápido de 20 W, autonomia 1,5 hora maior que o iPhone 12 Pro, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, NFC, áudio estéreo, UWB, certificação IP68, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Azul-Sierra, Prateado, Dourado e Grafite
  • Sistema operacional: iOS 15

iPhone 13: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas, com resolução de 2340 x 1080 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: n/a
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.6) + 12 MP (Ultra wide, f/2.4, 120°)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 146,7 x 71,5 x 7,65 mm
  • Peso: 173 gramas
  • Bateria: 3.095 mAh com carregamento rápido de 20 W, autonomia 2,5 horas maior que o iPhone 12, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, NFC, UWB, certificação IP68, áudio estéreo, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Rosa, Azul, Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED
  • Sistema operacional: iOS 15

iPhone 13 Mini: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR OLED de 5,4 polegadas, com resolução de 2340 x 1080 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: n/a
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.6) + 12 MP (Ultra wide, f/2.4, 120°)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 131,5 x 64,2 x 7,65 mm
  • Peso: 140 gramas
  • Bateria: 2.406 mAh com carregamento rápido de 20 W, autonomia 1,5 hora maior que o iPhone 12 Mini, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, UWB, certificação IP68, NFC, áudio estéreo, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Rosa, Azul, Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED
  • Sistema operacional: iOS 15

Fonte: Apple (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.



Fonte da Notícia