Como programar a Siri para ler notificações em voz alta

Como programar a Siri para ler notificações em voz alta
Curso Código Milinário


A Siri conta com algumas funções que ficam escondidas para os usuários comuns dos produtos Apple. Uma delas é a possibilidade de ler notificações em voz alta, sem precisar olhar para tela do smartphone o tempo todo.

Esse recurso funciona apenas se você estiver utilizando os AirPods ou fones de ouvido marca Beats compatíveis. Assim, é possível pedir à Siri que leia as notificações que receber no iPhone e, ainda, respondê-las imediatamente usando a sua voz.

Logo, para ter o recurso de leitura de mensagens da assistente virtual da Apple é preciso ter o iPhone ou iPad executando suas respectivas versões 14.3 (ou posterior) e, ainda, contar com um dos equipamentos abaixo:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

  • AirPods Max, Pro ou de 2ª geração
  • Powerbeats, Pro
  • Beats Solo Pro

Se você dispõe dos requisitos acima, aprenda como ativar o recurso em seu aparelho Apple compatível para ouvi-los em voz alta pela Siri.

Ativando o recurso “Ler Mensagens com a Siri”

Passo 1: abra o app Ajustes. Em seguida, vá em “Notificações”.

Abra os ajustes de Notificações no iPhone ou iPad – Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: abra a seção “Ler Notificações” e ative a opção “Ler Notificações”.

Ative a opção acima para a Siri ler as notificações – Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: abaixo, ative a opção “Fones de ouvido” para escutar em um fone de ouvido compatível.

Ative para que a Siri leia em voz alta nos fones de ouvido – Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Escolhendo aplicativos para leitura das notificações

Ao ativar o recurso “Ler Mensagens com a Siri”, você também pode dar preferência para ouvir as notificações em voz alta apenas de aplicativos específicos. Para isso, basta voltar à seção “Ler Notificações”, nos ajustes de “Notificações”, e, por fim, ativar ou desativar a funcionalidade da Siri em cada app.

Ative ou desative a leitura em voz alta para aplicativos instalados no seu dispositivo – Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Essa é uma ótima alternativa para que a Siri leia apenas mensagens ou notificações importantes e não interrompa suas músicas, por exemplo, com avisos de marketing de um aplicativo instalado por você.

Respondendo às mensagens

Para responder às leituras da Siri, aguarde que a assistente virtual leia a mensagem para ela ouvir sua resposta em seguida. Basta dizer à Siri que você gostaria de responder à mensagem e dite-a.

Você pode dizer algo como: “Responda ‘Acabei de chegar'” ou “Diga a ele/ela ‘Estou saindo de casa'”. Depois, a Siri lerá a sua resposta e pedirá confirmação do envio.

E se a Siri não estiver lendo as mensagens?

Lembre-se de que a Siri apenas lê mensagens com a tela do iPhone e iPad bloqueada. Caso não esteja ouvindo a leitura dela, verifique se os AirPods ou os fones da Beats compatíveis estão conectados e emparelhados ao seu aparelho.

Verifique também as opções dos passos de ativação foram seguidos e se você ativou a leitura para um determinado app. Assim, ela deverá voltar a ler novamente as suas mensagens em voz alta.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.



Fonte da Notícia