Elon Musk promete internet Starlink a 300 Mb/s com latência menor | Internet


Após anunciar a pré-venda da internet da Starlink, marcando uma expansão nos testes públicos do programa, Elon Musk promete dobrar a velocidade do serviço. O CEO da SpaceX respondeu a perguntas de alguns usuários no Twitter nesta segunda-feira (22), e afirmou que a rede contará com latência menor ainda este ano, além de cobertura global completa até 2022.

Antena da Starlink (Imagem: Divulgação / SpaceX)

Starlink deve alcançar 300 Mb/s em 2021

A SpaceX lançou o programa beta público da Starlink em outubro de 2020. A promessa inicial era de conexões de até 150 Mb/s e latência de até 40 ms.

De acordo com Musk, a ideia é que a velocidade suba para 300 Mb/s ainda em 2021. Já a latência pode cair para aproximadamente 20 milissegundos, em consequência da estratégia da empresa de levar ao espaço satélites de órbita baixa – o que reduz a distância que os sinais precisam percorrer.

Musk promete cobertura global completa até o fim 2022

Hoje, a SpaceX já conta com mais de 1.100 satélites no espaço. O objetivo inicial é alcançar 1.440 satélites em órbita, mas a empresa já tem autorização para lançar 12 mil unidades – 6 mil até 2025, segundo as previsões da companhia.

Em suas respostas a usuários no Twitter, Elon Musk afirmou que a maior parte do planeta estará coberta por satélites Starlink até o fim de 2021 – e toda a Terra até 2022. “A partir daí, trata-se de densificar a cobertura”, explica o bilionário.

Musk afirma ainda que o serviço de internet via satélite deve se sair melhor em áreas com densidade populacional baixa ou média.

A página de pré-venda da Starlink já aceita endereços do Brasil, e afirma que a estimativa é de que o serviço chegue por aqui até o fim deste ano. O Tecnoblog apurou que a empresa já abriu dois CNPJs para vender internet no país, mas ainda precisa de autorizações da Anatel. A assinatura custa US$ 99, e o cliente também deve pagar um kit de instalação de US$ 499, que traz antena e roteador.

Com informações: CNET





Fonte Notícia