Evento online vai debater criptomoedas, CBDCs, pix e open banking

Acontece na próxima quarta-feira (14) a terceira edição do Payment View, evento que vai debater o novo cenário dos canais de pagamentos em tempos de Pix e Open Banking, com palestras sobre criptomoedas, cash management, segurança e CBDC

De acordo com a organizadora do Payment View, a Idea D, o seminário terá a participação de vários especialistas e ocorrerá online gratuitamente a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas na página do evento

A primeira palestra fará uma abordagem abrangente sobre Pagamentos Instantâneos e Open Banking e como essas tecnologias possibilitam novas oportunidades de negócios. O panorama será apresentado por Edlayne Altheman Burr, diretora de estratégia para pagamentos da Accenture para os mercados da América Latina, Ásia, Oriente Médio e África.

Na sequência, os participantes terão oportunidade de acompanhar uma avaliação completa sobre o potencial transformador do Pix, solução de pagamentos do Banco Central do Brasil (Bacen), com Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central. Segundo a organização, Brandt fará um balanço dos primeiros meses de operação da plataforma e próximos passos para 2021.

A programação abordará também assuntos que impactam a cadeia de pagamentos sob diversos aspectos. No tema Varejo, Claudenir Andrade (Elgin/Bematech), Rafael Lavezzo (Zoop), Carlos Leoni (Via Varejo), Augusto Lins (Stone) com moderação de Dorival Dourado, discutirão a crescente demanda de consumidores e lojistas por novas tecnologias.

Boanerges Ramos Freire conduzirá a discussão sobre Gestão, cash management e serviços agregados que ajudam empresas e pessoas a organizarem suas finanças. Participarão desse debate Rodrigo Grilo (Pagou Fácil), Stéphanie Fleury (Bitz) e Willer Marcondes (PwC).

Para o tópico ‘como garantir a confiabilidade das transações e a melhor experiência para consumidor, vão participar Carlos Augusto de Oliveira (ABBC), Felippe Galeb (Mastercard), Edmar Siqueira (First Tech) e Rogério Signorini (Fiserv), que vão debater como oferecer pagamentos fluidos e seguros.

Criptomoedas e CBDCs

O tema que envolve Criptomoedas e Moeda Digital do Banco Central (CBDC), que será moderado pelo editor-chefe do Portal do Bitcoin, Cláudio Rabin, terá a premissa ‘como as criptomoedas podem ganhar espaço no mercado financeiro e conquistar a confiança do consumidor’. O economista e professor Fábio Lacerda que vai traçar um panorama das CBDCs e sua evolução no mundo e no Brasil, com a participação de Eduardo Abreu (Visa), Edisio Pereira Neto (Zro Bank) e Fabrício Tota (Mercado Bitcoin). 

Segundo a diretora da Idea D e curadora do Payment View, Regina Crespo, a edição de 2021 acontece num momento absolutamente estratégico de definições para o ecossistema de pagamentos do país.

“A popularização do Pix, a chegada do Open Banking, a consolidação das criptomoedas e as movimentações do varejo, tanto físico como digital, estão em pleno desenvolvimento. Desta forma, as decisões tomadas agora terão reflexo direto no nível de aproveitamento que as empresas alcançarão no futuro próximo”, disse no comunicado.







Fonte da Notícia