Huawei WiFi AX3 une força no Wi-Fi 6 e segurança em um corpo bonito | Gadgets


Um roteador é o tipo de produto que fica lá em seu lugar, sentado na estante e você só lembra dele quando a conexão com a operadora de internet cai, mas de vez em quando uma tecnologia nova é lançada e o smartphone novo que você acabou de comprar parece não conversar direito com o Wi-Fi, ou não como era esperado. Muito provavelmente o celular utiliza o padrão Wi-Fi 6 e então chegou a hora de um upgrade no roteador.

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

É o que oferece o potente Huawei WiFi AX3. Ele já nasceu de fábrica preparado para trabalhar tanto com aparelhos mais antigos, quanto com os ainda nem lançados e que serão equipados com o Wi-Fi 6 (802.11ax). Antes de comentar as vantagens deste roteador, vale um resumo sobre a conexão dele.

O Wi-Fi 6 é um nome mais fácil de lembrar pelo usuário comum, como eu e você, já que ele “esconde” o 802.11ax, sucessor do sufixo “ac” do Wi-Fi 5. Este tipo de conexão foi anunciado em outubro de 2018 e oficializado mais ou menos um ano depois, com melhorias bastante generosas em diversos pontos. A maior delas é a latência menor, importantíssima desde jogos online, passando por lives e indo principalmente para os dispositivos de casa conectada, como lâmpadas e tomadas inteligentes.

O MU-MIMO nativo também é uma vantagem do Wi-Fi 6, responsável por entregar a conexão de forma automática para diversos aparelhos ao mesmo tempo, no lugar do roteador trabalhar com um por vez. Além de melhorar a forma como muitos dispositivos funcionam na web, a nova conexão sem fios também pode ser mais veloz.

O Huawei WiFi AX3 já nasceu pronto para o futuro

Os dispositivos compatíveis com redes Wi-Fi 6 ainda estão começando a chegar, o que não significa que você pode esperar sentado. Uma vez dentro de casa, eles só poderão funcionar a pleno vapor com um roteador compatível com essa conexão. É nesse ponto que entra o Huawei WiFi AX3.

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

Focando primeiro em velocidade, o roteador consegue entregar 3.000 Mb/s com menor oscilação, interferência e ainda assim garantindo a baixa latência prometida pelo Wi-Fi 6. Essa velocidade parece um absurdo para os padrões de hoje quando você foca em apenas um aparelho, mas imagine que o Huawei WiFi AX3 vai trabalhar com um smartphone em partida online, um tablet fazendo a mesma coisa, enquanto a TV da sala assiste uma live, o televisor do quarto curte um filme em streaming e todas as lâmpadas da casa continuam conectadas.

Para dar maior alcance para todo esse trabalho, o Huawei WiFi AX3 utiliza quatro antenas com 5 db em um formato mais agressivo ao ter ângulos retos, mas ainda moderno por ser branco e ficar facilmente camuflado na frente de uma parede branca. Toda essa força em sinal é suficiente para atravessar algumas paredes sem reclamações.

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

Quem está em uma casa maior e precisa de alcance ainda mais generoso, pode tirar proveito da possibilidade de criar uma rede Mesh a partir do Huawei WiFi AX3. Basta outro roteador da Huawei com botão H e pronto, o Wi-Fi vai mais longe.

Segurança também em mente

Com tantos dados trafegando entre os computadores, dispositivos inteligentes, smartphones, televisores e tablets, seria imprudente manter tudo isso aberto dentro do próprio hardware. Para solucionar uma possível invasão, a Huawei separou parte dos componentes internos em uma área de segurança com certificação CC EAL5 e regulamentada pelo TEE, distante do processador quad-core.

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

Huawei WiFi AX3 (Imagem: divulgação/Huawei)

Quando os convidados chegam em casa e você não quer compartilhar a senha, o NFC pode adicionar ainda mais segurança. No topo do roteador existe um “N” e nesta área há uma antena com este tipo de conexão, capaz de configurar um Android encostado neste local para entrar na internet imediatamente.

Como algum intruso pode saber disso e tentará encostar no roteador sem sua permissão, é possível desligar o recurso pelo aplicativo utilizado para toda configuração. Tudo nele está em português e por lá é possível até mesmo configurar uma rede Wi-Fi 5 de backup, caso seu aparelho conectado apresente dificuldades para entrar na conexão mais moderna.

O app ainda atualiza o firmware, mostra quais canais estão sendo mais utilizados, limita a banda para cada aparelho conectado e até mesmo possibilita inserir controle parental.

Para mais informações sobre o Huawei WiFi AX3, clique aqui e acesse o site da Huawei.



Fonte Notícia