O que são os teclados borboleta e tesoura do MacBook?


Desde 2012, os notebooks da Apple, MacBook, MacBook Air e MacBook Pro, utilizavam um confiável sistema de funcionamento em seus teclados integrados, o mecanismo “scissor” (tesoura, em inglês), que operava perfeitamente bem. Neste sistema, os botões eram anexados ao teclado através de duas peças de plásticos, que realizavam um movimento de encaixe em formato de X, como se fosse um par de tesouras.

Porém, a vontade de tornar seus modelos de notebook mais finos, diminuindo ainda mais sua espessura, fez com que os engenheiros da Apple desenvolvessem um novo sistema de funcionamento para seus teclados, o mecanismo “butterfly” (borboleta, em inglês).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Apresentado em 2015 apenas para modelos específicos – geralmente a linha mais “premium” de seus notebooks, alguns deles com a tela Retina -, o sistema borboleta utilizava peças que, aos serem pressionadas, realizavam um movimento de encaixe em formato de V, como se fossem asas de uma borboleta abanando.

Este novo mecanismo, no entanto, fracassou escandalosamente. Problemas como digitação não captada, repetida ou contínua foram reportados pelos usuários, ou seja, era possível que a tecla não reconhecesse o seu toque, que o comando aparecesse de forma repetida na tela com apenas um toque na tecla (“dd” ao invés de “d”) e que até mesmo a tecla “travasse”, registrando continuamente o seu comando (“ddddddddd” ao digitar “d”).

Mecanismos Tesoura e Borboleta (Scissor e Butterfly) dos teclados da Apple. Imagem: Reprodução (Apple)

Sem mencionar ainda que, por conta do espaço deixado debaixo das teclas, resultado da engenharia do mecanismo borboleta, a poeira facilmente se acumulava, ocasionando mais problemas na digitação das teclas, além de prejudicar também a retroiluminação do teclado.

Depois de três versões revisadas do problemático mecanismo borboleta – que esteve presente em alguns modelos de notebooks entre 2015 e 2019, confira a lista completa no final do artigo -, a Apple finalmente desistiu do sistema em 2020, retornando a uma versão atualizada do seu mesmíssimo sistema tesoura para o lançamento do novo MacBook Pro daquele ano.

Contudo, não sem antes ter de lidar com um abaixo-assinado elaborado na internet, uma série de processos judiciais acionados por usuários insatisfeitos e fatalmente precisar realizar um gigantesco programa de recall para reparação e substituição de teclados defeituosos.

O problema ocasionado pelo mecanismo borboleta foi tão grande que atingiu até mesmo grandes celebridades de Hollywood, como o premiado diretor Taika Waititi, que se manifestou em uma entrevista ao vivo com repórteres durante o Oscar 2020, dizendo que “a Apple precisa consertar esses teclados, é impossível escrever com eles, eles se tornaram piores e me fazem querer voltar aos PCs”.

Hoje em dia, desde o relançamento do teclado tesoura no MacBook Pro 2020, a Apple não ousou mais mexer no mecanismo, apenas aprimorou o mesmo para as gerações seguintes de seus notebooks.

Quer saber se o seu MacBook possui o polêmico teclado borboleta? Confira abaixo a lista de modelos produzidos pela Apple com este mecanismo, entre 2015 e 2019:

  • MacBook (Retina, 12 polegadas, Início de 2015)
  • MacBook (Retina, 12 polegadas, Início de 2016)
  • MacBook (Retina, 12 polegadas, 2017)
  • ‌MacBook Air‌ (Retina, 13 polegadas, 2018)
  • ‌MacBook Air‌ (Retina, 13 polegadas, 2019)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, com duas entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, com duas entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2019, com duas entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, com quatro entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, com quatro entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2018, com quatro entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2018)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2019, com quatro entradas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2019)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.





Fonte Notícia