Secretária do Tesouro dos EUA afirma que juros podem subir e bitcoin cai

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse hoje que as taxas de juros podem “ter que subir um pouco” para evitar o superaquecimento da economia dos EUA – e aquele balde de água fria fez com que os mercados reagissem. O Bitcoin não foi exceção, caindo 7% após os comentários de Yellen.

Yellen disse hoje em uma entrevista ao The Atlantic que a mudança de curso pode ser necessária devido aos níveis mais altos de gastos do governo.

“Pode ser que as taxas de juros tenham que subir um pouco para garantir que nossa economia não superaqueça”, disse ela. “Mesmo que os gastos adicionais sejam relativamente pequenos, em relação ao tamanho da economia, isso poderia causar alguns aumentos muito modestos nas taxas de juros para obter essa realocação.”

Yellen, uma crítica do Bitcoin nomeado secretária do Tesouro em janeiro, acrescentou que os pesados ​​gastos do presidente Biden beneficiariam a economia.

Então, onde o Bitcoin e o mundo cripto entram em tudo isso? Os mercados despencaram, incluindo Bitcoin e o dólar americano atingiu a alta da sessão.

Por que a liquidação? Se as taxas de juros aumentarem, os investidores poderiam, teoricamente, estar menos inclinados a olhar para ativos alternativos – como o Bitcoin. Isso ocorre porque os investimentos que rendem juros, como títulos ou instrumentos baseados em dívida, seriam mais atraentes.

Taxas de juros mais baixas tendem a ir junto com inflação mais alta, por sua vez tornando o Bitcoin uma proteção contra a desvalorização potencial do dólar.

Embora Yellen tenha dito “modesto”, isso não significa nada tão dramático. “Um aumento modesto nas taxas de juros provavelmente teria um impacto modesto sobre os rendimentos dos títulos de renda fixa, empurrando-os para cima”, disse Charles Bovaird, analista da Quantum Economics, ao Decrypt.

“Isso poderia tornar os títulos que rendem juros mais atraentes, o que os tornaria mais atraentes em relação a moedas digitais como Bitcoin e Ethereum.”

Ele acrescentou: “De qualquer forma, não acho que um aumento ‘modesto’ nas taxas de juros teria um grande impacto sobre criptomoedas como Bitcoin e Ether.”

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co







Fonte da Notícia