Snapdragon Series 8: Todos os processadores lançados

Snapdragon Series 8: Todos os processadores lançados
Curso Código Milinário


A Qualcomm anunciou no final de novembro de 2021 que irá mudar a forma como seus chips são chamados, incluindo a numeração de três dígitos que a empresa utiliza há anos. Além disso, foi revelado pela empresa que a marca Snapdragon irá exigir de forma autônoma, separada da marca “Qualcomm”. A decisão de separação de marcas já iniciou no início do ano com o Snapdragon 888 Plus, onde não havia mais a palavra “Qualcomm”. Com estas mudanças, é provável que você fique perdido, por isso, iremos listar aqui todos os novos processadores que a companhia irá lançar de agora em diante.

Os três dígitos dos Snapdragon: Como funcionava até agora a identificação

De 2012 a 2021, a Qualcomm nomeou seus SoCs (System-on-Chip) Snapdragon com três dígitos como, por exemplo, Snapdragon 480, Snapdragon 765 e Snapdragon 888. Estes números servem para identificar a topologia, geração e variante dos processadores Snapdragon.

1º dígito: Diz a topologia do processador, o quão “poderoso” em termos de processamento e recursos ele é.

2º dígito: Refere-se à geração do processador que é lançada anualmente.

3º dígito: Mostra a variante do processador que pode ter mais ou menos processamento e recursos.

Imagem ilustrativa das gerações de processadores Snapdragon. Fonte: Qualcomm

Como irá funcionar a nova nomenclatura dos processadores Snapdragon?

A partir do final de 2021, os processadores desenvolvidos pela Qualcomm se chamaram somente pela sua série (exemplo: “Snapdragon 8 Series”). Além disso, haverá uma identificação de gerações como, por exemplo, “Gen 1”.

Sobre os novos processadores Snapdragon 8 Series Gen 1

Os processadores Snapdragon 8 Series Gen 1 são voltados para dispositivos mobile como celulares e tablets. De acordo com a Qualcomm, estes chips possuem uma “série de inovações tecnológicas” que são baseadas no desempenho dos Snapdragon 888+ 5G. Segundo a companhia, as principais características são a conexão 5G, a qualidade de imagem de nível “profissional”, assistentes pessoais inteligentes e plataformas de jogos.

Imagem ilustrativa das características dos processadores Snapdragon 8 Series Gen 1. Fonte: Qualcomm
Imagem ilustrativa das características dos processadores Snapdragon 8 Series Gen 1. Fonte: Qualcomm

Com o aprimoramento da tecnologia de IA (inteligência artificial), o novo chipset Snapdragon Series 8 consegue processar até 4 vezes mais rápido. Com o processamento de linguagem natural do Hugging Face, o celular consegue analisar, agrupar e priorizar, de forma inteligente, todas as notificações.

Na área da fotografia, os desenvolvedores de SoC Snapdragon dizem que a experiência ao tirar fotos está mais fácil, sendo possível obter imagens com cores e profundidade de nível “profissional”. Isso foi possível graças aos filtros Leica Leitz Looks, que foram integrados de forma inteligente.

As notificações agora serão agrupadas de forma inteligente para ficar mais fácil de visualizá-las. Além disso, ao tentar analisar diversos documentos, a tecnologia da IA empregada permitirá agrupar e priorizar de forma inteligente os avisos. Ao mesmo tempo, em termos de áudio, as tecnologias Audiokinetic e a Snapdragon Sound chegam para tentar trazer uma qualidade de som.

Processadores Snapdragon Series 8: Lista de todos os SoC já lançados pela Qualcomm

Como por enquanto só temos um único modelo anunciado pela Qualcomm, ainda não haverá uma lista, mas posteriormente iremos atualizar e criar uma tabela com todos os processadores os Snapdragon lançados após a mudança de nomenclatura dos SoC.



Fonte da Notícia