GAMES

‘Tropa de Elite’, ‘Vingadores’, ‘Minha mãe é uma peça’, ‘Parasita’: os 15 filmes mais marcantes em 15 anos de G1 | Cinema

‘Tropa de Elite’, ‘Vingadores’, ‘Minha mãe é uma peça’, ‘Parasita’: os 15 filmes mais marcantes em 15 anos de G1 | Cinema

[ad_1]

Em 15 anos, a história do cinema foi sacudida muitas vezes. E muitos filmes, de ação, comédia, animação, futurísticos e de todas as partes do mundo, marcaram também o coração dos fãs. No vídeo acima e na lista abaixo, o G1 mostra os 15 filmes que representam os últimos 15 anos.

Nós cruzamos lista de vencedores do Oscar (“Parasita”, “Moonlight”), mais vistos no Brasil (“Se eu fosse você”, “Minha mãe é uma peça”), no mundo (“Avatar”, “Vingadores”, “Toy story 3”), selecionados pra representar o Brasil no Oscar. E quando mesmo assim o filme do ano não era lá grande coisa, a gente escolheu com o coração (“Relatos Selvagens”) porque ninguém é de ferro, né?

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

O G1, portal de notícias da Globo, completa uma década no ar neste sábado (18). Para celebrar o aniversário, a editoria de Pop & Arte publica nesta semana vídeos e listas com as séries, músicas, filmes e novelas mais importantes desde 2006.

2006: ‘Se eu fosse você’

Tony Ramos e Glória Pires em cena do filme ‘Se eu fosse você’ — Foto: Reprodução/Globo

A gente começa essa lista com um sucão de Brasil: Tony Ramos, Glória Pires, um humor bem brasileirinho e casal que troca de corpo. Não tinha como “Se eu fosse você” dar errado.

Mas quase deu. Teve problemas na escalação, estreou dando prejuízo, mas ganhou de virada e se tornou o filme brasileiro mais visto em 2006.

Confira o trailer do filme ‘Se Eu Fosse Você’

E você sabe que o filme fez sucesso quando ele ganha sequência. “Se eu fosse você 2” estreou em 2009 e é a uma das comédias brasileiras mais vistas da história.

Cena do filme ‘Tropa de Elite’ — Foto: Universal/Divulgação

Em 2007, era difícil encontrar alguém que ainda não tivesse visto “Tropa de Elite”. E isso antes mesmo do filme ser lançado.

Dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, o filme superou um dos vazamentos mais infames do cinema nacional, se tornou uma das maiores bilheterias brasileiras da história e marcou uma geração com seus bordões inesquecíveis.

2008: ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’

Personagem Coringa no filme ‘Batman: O Cavaleiro Das trevas’, de 2008; Michael Pinheiros diz que foi fantasiado assim ao BGS onde alega ter sido torturado por seguranças do evento em SP — Foto: Reprodução/Filme ‘Batman – O Cavaleiro Das Trevas’

A gente pode até fingir aqui que “O Cavaleiro das Trevas” tem muitos méritos, e até tem mesmo, mas o que todo mundo sempre vai lembrar é do Coringa de Heath Ledger. Tanto que o australiano recebeu um raro Oscar póstumo pelo papel.

Não tem transformação, risadinha, choro ou dancinha de Joaquin Phoenix que supere a lenda que foi o Heath Ledger, me desculpem fãs.

Cena de ‘Avatar’ — Foto: Divulgação

Tem gente que ama, tem muita gente que odeia, mas nada disso importa. “Avatar” foi o grande acontecimento do cinema antes dos Vingadores existirem. E esses dias até recuperou seu posto como a maior bilheteria de todos os tempos.

Era o tipo de filme que você precisava ver no cinema, muito bonito, um marco mesmo – por mais que a história não fosse lá essas coisas. Agora vão vir mais três sequências. Será que elas vão repetir o sucesso? Fica aí o questionamento.

Cena de ‘Toy story 3’ — Foto: Reprodução

Quem não chorou na famosa cena da fornalha pode ir verificar os sinais vitais, porque ou está morto ou é um robô.

O terceiro filme de Woody, Buzz e seus amigos podia ser o final emocionante e perfeito que os brinquedos merecem – tanto que dá quase para esquecer que o 4 existiu.

2011: ‘Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2’

Ron Weasley (Rupert Grint), Hermione Granger (Emma Watson) e Harry Potter (Daniel Radcliffe) em ‘Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2’ — Foto: Divulgação

Faz 10 anos que ele estreou e levou filas de criança, jovem, adulto, cosplayers pros cinemas do mundo inteiro. E tem tudo ali: é emocionante, visualmente incrível, atuações boas.

Thor e o Capitão América em cena da batalha final do filme ‘Os Vingadores’ — Foto: Marvel

Bom, quem esteve vivo nos últimos anos pode até não gostar, mas é impossível negar o poder dos heróis da Marvel nos cinemas.

Essa jornada até começou em 2008, com o primeiro “Homem de Ferro”, mas foi o encontro de Tony Stark, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro que provou que esse universo integrado era mesmo possível.

Cena de ‘Frozen: Uma aventura congelante’ — Foto: Divulgação

“Frozen” se tornou um fenômeno cultural. Todo mundo cantou ou ouviu alguém cantar “Let it go”. Fazer a Elsa virou sinônimo de dar um gelo e toda vez que neva (ou chove granizo) no Rio Grande do Sul, as pessoas não fazem mais boneco de neve, elas fazem o Olaf.

Foi nessas que “Frozen” levou dois Oscars e se tornou o filme mais visto no mundo em 2013.

2014: ‘Relatos Selvagens’

Erica Rivas em cena de Relatos Selvagens — Foto: Divulgação

São 6 histórias urbanas que misturam terror, ação, vingança, faroeste, meio que tudo junto. E todas têm aquele humor sarcástico que os nossos vizinhos argentinos sabem fazer muito bem.

Assista ao trailer de 'Relatos selvagens'

Assista ao trailer de ‘Relatos selvagens’

O filme fez o maior sucesso na Argentina, no Brasil e no mundo inteiro e não chegou a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas nos nosso corações merece a presença – especialmente em um ano sem grandes exemplos.

2015: ‘Star Wars: O despertar da Força’

Carrie Fisher em ‘Star Wars – O Despertar da Força’ (2015). — Foto: Divulgação/Lucas Film

Dez anos depois do fim da segunda trilogia, a saga “Star Wars” voltou com toda a força (hãn? hãn?) com “O despertar da Força”.

'Star Wars: o despertar da Força': veja análise de principais spoilers da trama

‘Star Wars: o despertar da Força’: veja análise de principais spoilers da trama

Os filmes seguintes podem até ter dividido muito as opiniões por aí, mas o primeiro deles, dirigido por JJ Abrams, dominou bilheterias ao misturar homenagem e novos elementos na dose certa.

Filme ‘Aquarius’ será exibido nesta terça-feira (10), no Sesc Thermas de Presidente Prudente — Foto: Divulgação

Aquarius é um filmão do Kleber Mendonça Filho. É uma reflexão política com conflitos raciais e sociais, bem a cara do cinema do Kleber. E tem a Sônia Braga de protagonista.

Kleber Mendonça Filho e Sonia Braga falam de 'Aquarius'

Kleber Mendonça Filho e Sonia Braga falam de ‘Aquarius’

E ele merecia a presença na lista, né? “O som ao redor” ainda não é tão conhecido e “Bacurau” infelizmente saiu em um ano com muitos grandes concorrentes. Mas “Aquarius” é um representante à altura.

Os atores Mahershala Ali e Alex R. Hibbert em cena de ‘Moonlight’ — Foto: Divulgação

“Moonlight” é um dos melhores filmes dos últimos anos com tranquilidade, e mais do que merecia ganhar a categoria principal do Oscar de 2017.

'Moonlight' leva o Oscar após erro no anúncio da vitória de 'La La Land'

‘Moonlight’ leva o Oscar após erro no anúncio da vitória de ‘La La Land’

Infelizmente, mais do que ser lembrado por sua visão sensível de questões raciais e sexualidade, o filme de Barry Jenkins entrou para a história por causa da confusão no anúncio de sua vitória.

2018: ‘Vingadores: Guerra Infinita’

Filme ‘Vingadores: Guerra Infinita’ — Foto: Reprodução/trailer

Sim, os Vingadores estão de volta à lista, mas seria impensável fingir que os dois últimos filmes da equipe, que encerra o primeiro grande arco da Marvel nos cinemas, nunca existiram.

'Vingadores: Guerra Infinita' é o grande final de 10 anos da Marvel, diz Chris Pratt

‘Vingadores: Guerra Infinita’ é o grande final de 10 anos da Marvel, diz Chris Pratt

“Guerra Infinita” reuniu mais uma vez os maiores heróis da editora para enfrentar uma grande ameaça em comum e terminou da forma mais impensável para o gênero: a morte de metade do universo.

2019: ‘Minha mãe é uma peça 3’

Paulo Gustavo e Rodrigo Pandolfo em ‘Minha mãe é uma peça 3’ — Foto: Divulgação

2019 foi um grande ano para o cinema. “Vingadores: Ultimato” se tornou o segundo filme mais visto da história. No Brasil, tivemos um concorrente de peso: “Minha mãe é uma peça 3”, o filme mais sensível da trilogia do saudoso Paulo Gustavo como Dona Hermínia.

A comédia bateu de frente com a Marvel para impedir que os heróis dominassem de vez a nossa lista. Afinal, estamos falando aqui apenas da maior bilheteria de um filme nacional de todos os tempos.

Cena de ‘Parasita’ — Foto: Reprodução

E como esta lista é tudo, inclusive eclética, tem até filme coreano! Claro, o fenômeno que foi “Parasita” ajuda demais.

O filme de Bong Joon-Ho conquistou o mundo com sua sátira, mais do que universal, sobre relações de classe – e se tornou a primeira produção em língua estrangeira a ganhar o Oscar de melhor filme.

Trailer de 'Parasita'

Trailer de ‘Parasita’

E você, concorda? Quer jogar tomate na gente? Amou? Conta aí pra gente nos comentários.





[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese