LATEST NEWS

Android 13: 8 news that should reach the Google system | Operational systems

Android 13: 8 news that should reach the Google system | Operational systemsAndroid 13: 8 news that should reach the Google system | Operational systems" title="Android 13: 8 news that should reach the Google system | Operational systems" />

[ad_1]

O Google lançou a segunda versão do Android 13 para desenvolvedores do sistema operacional. O Developer Preview 2 (DP2) foi liberado para celulares Pixel e pode ser o último lançamento antes dos testes de qualidade da versão beta. Análises de veículos especializados mostram que o replace trará recursos como novas opções de acesso e personalização, leitor de QR Code, controles de notificações indesejadas e alterações nas configurações de privacidade.

LEIA: Como ver todas as senhas salvas no celular Android

WANT TO RECEIVE OUR ARTICLES FIRST?

* Required fields

Essas e outras funções da atualização devem ser divulgadas oficialmente pela empresa na próxima edição do Google I/O, marcada para 11 e 12 de maio. Segundo os desenvolvedores, o DP2 é uma “atualização incremental com recursos adicionais, APIs e mudanças de comportamento”. Confira, a seguir, 8 novidades que devem chegar ao sistema do Google com o Android 13. O sistema operacional deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

Google libera o Android 13 Builders Preview 2 para celulares Pixel — Foto: Reprodução/9to5Google

Ferramentas de customização receberão aprimoramentos no Android 13. A dinâmica de cores do Subject matter You, por exemplo, será estendida, ganhando novos recursos com a atualização. Agora, o usuário poderá mudar a cor do ícone de todos os apps com base na tonalidade do background do aparelho — o que antes só acontecia com os aplicativos Google. Contudo, a novidade só funcionará em programas com design monocromático. A função, por enquanto compatível apenas com dispositivos Pixel, pode chegar depois a outros aparelhos Android.

Com o Android 13, usuários poderão personalizar os ícones de aplicativos — Foto: Reprodução/9to5Google

2. Ajustes em permissões de aplicativos

Para proporcionar maior privacidade ao usuário, o Android 13 trará um novo seletor de fotos. Com ele, os aplicativos poderão usar as APIs do seletor para realizar os envios. Assim, o app não precisa mais acessar todos os arquivos de mídia do dispositivo, só os selecionados pelo remetente.

Vale destacar que o sistema operacional já possuía uma proteção equivalent, mas voltada apenas para o compartilhamento de documentos. O Google também planeja trazer a função para dispositivos com Android 11 ou versões superiores do device.

O novo Leitor de QR Code, desenvolvido pela Google Play, poderá ser ativado nas configurações rápidas do dispositivo, já na tela de bloqueio. Ao tocar no ícone da função, o celular abrirá uma câmera com a caixa de QR Code, e, após o scan, um pop-up perguntará se o usuário deseja abrir o hyperlink ou a mídia. Antes, para fazer o procedimento em certas versões do sistema, technology preciso iniciar a câmera e apontá-la para o código, que, após o reconhecimento, solicitava a abertura do hyperlink ou arquivo.

Novo leitor de QR Code do Android 13 foi desenvolvido pelo Google Play — Foto: Reprodução/9to5Google

4. Acesso rápido a ajustes de privacidade e segurança

Os ajustes de privacidade e segurança ganharam um botão de acesso localizado nas configurações rápidas do dispositivo. Com a atualização, os usuários podem ter acesso à câmera, ao microfone e à localização ao mesmo pace, como em uma função conjunta. Também será possível ativar as permissões de privacidade separadamente, embora as configurações funcionem como um guarda-chuva.

Acesso rápido de ajustes de privacidade e segurança no Android 13 — Foto: Reprodução/9to5Google

O botão “Apps Ativos”, localizado nas configurações rápidas, permitirá visualizar quais aplicativos estão em funcionamento no segundo plano do aparelho. Ao tocar sobre o mecanismo, um pop-up aparecerá na tela mostrando quais aplicativos estão ativados. Se o usuário quiser fechar algum deles, basta tocar em “parar”. O recurso é muito útil para economizar bateria e liberar espaço na memória do smartphone.

Ferramenta de aplicativos em segundo plano no Android 13 — Foto: Reprodução/9to5Google

6. Novas preferências no idioma de aplicativos

Chamado “Panlingual”, o novo mecanismo do Android 13 permitirá escolher o idioma de cada aplicativo individualmente. Em outras palavras, a seleção de idiomas dos apps não será mais aplicada de forma geral no smartphone. A funcionalidade estará disponível dentro das configurações de idiomas e entrada do sistema operacional, na opção “Idiomas do aplicativo”.

O recurso lista os apps do aparelho e mostra os idiomas a escolher. Para facilitar o processo, uma seção de “idiomas sugeridos” aparece na parte awesome do menu. O Panlingual é interessante para usuários poliglotas ou para aqueles que gostam de estar em contato com diferentes línguas ao usar o celular.

7. Mais controle sobre as notificações de aplicativos

No novo sistema, ao abrir um aplicativo pela primeira vez ou depois de algum pace sem utilizá-lo, um pop-up de permissão para que o app envie notificações aparecerá. O alerta será equivalent ao que é exibido para solicitar acesso à localização ou câmera. A função é útil para aplicativos pouco usados que costumam enviar muitas notificações e lotar o dispositivo.

Pop-up de permissão de notificações no Android 13 — Foto: Reprodução/9to5Google

8. Personalização da foto de perfil do usuário

O recurso de perfis permite que os usuários que compartilham um mesmo aparelho tenham espaços personalizados, com telas iniciais, apps, configurações e contas individuais. No Android 13, o Google tornou possível personalizar a foto de perfil e a cor de cada um deles. O mecanismo, que oferece a possibilidade de colorir avatares em heaps de azul, verde, amarelo e outros, promete ajudar na identificação dos usuários do dispositivo. No sistema anterior, já technology possível colocar uma foto, mas as tonalidades eram geradas automaticamente.

Novo Android 13 permite escolher cores do avatar de cada perfil do dispositivo — Foto: Reprodução/9to5Google

Com informações de 9to5Google (1, 2, 3, 4), android Builders Weblog, Google and The Verge

See too: Four things you should never do on your cell phone android

Four things you should never do on your Android phone

[ad_2]

news source

en_USEnglish