SMARTPHONES

Brazil participated in the launch of the James Webb telescope

Brazil participated in the launch of the James Webb telescopeBrazil participated in the launch of the James Webb telescope" title="Brazil participated in the launch of the James Webb telescope" />

[ad_1]

A Estação de Telemedidas do CLBI, localizada em Parnamirim/RN, participou do rastreamento do Veículo ARIANE VA-256, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa. O veículo transportou como carga embarcada o Telescópio Espacial James Webb (JWST).

O CLBI atuou como estação remota ao Centro Guianês fazendo rastreamento em Telemedidas de eventos como a extinção e separação do terceiro motor, ignição do quarto motor, entre outras ações. A participação brasileira exigiu um esforço muito grande da equipe, de forma que às 22 horas do dia anterior (24) já começaram a preparação da Estação. De acordo com a Tecnologista do CLBI, Maria Goretti Dantas, Coordenadora da Interface com o Centro Espacial Guianês, o lançamento mostrou a eficiência e capacidade dos profissionais do Centro.

Temos uma equipe técnica muito profissional, capacitada e envolvida plenamente nos processos do rastreio. O CLBI deixa a sua marca na história espacial internacional diante do evento que o mundo aguardou ansiosamente.

Ao todo, são 5 estações de Telemedidas envolvidas num rastreamento equatorial (Galliot na Guiana Francesa, Natal no Brasil, Ascension na ilha no Atlântico Sul, Libreville no Gabão e Malindi no Quênia. Cada estação rastreia eventos específicos em sua visibilidade, mas Natal é essencial e indispensável porque acompanha o foguete ainda em fase propulsada.

WANT TO RECEIVE OUR ARTICLES FIRST?

* Required fields

O Brasil tem se envolvido bastante em expedições espaciais ao longo dos últimos anos, construindo até mesmo seu próprio satélite, o Amazônia-1.

Você acha que o Brasil deve investir mais em pesquisas espaciais?

[ad_2]

news source

en_USEnglish