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O papel dos fabricantes de dispositivos móveis e operadoras de celular na economia de aplicativos

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— Por Elad Natanson, CEO, Appnext (uma empresa Affle)
Cuando Google lançou sua primeira loja de aplicativos, conhecida como androide Mercado em 2008, havia apenas 50 aplicativos disponíveis para os usuários escolherem. Na época, o Google Eric Chu descreveu a loja como mais um “market” onde os desenvolvedores teriam um ambiente aberto e desobstruído para lançar seu conteúdo. Na verdade, estrear um novo aplicativo generation tão simples quanto se registrar como comerciante, fazer o add do conteúdo e fornecer uma descrição. Para os desenvolvedores, essa foi a generation de ouro para o lançamento de um novo produto. Naqueles primeiros anos, alguma otimização da loja de aplicativos e uma campanha limitada de publicidade em mídia social poderiam ser suficientes para garantir que uma nova oferta fosse a opção para a maioria dos usuários.
Hoje, o cenário do aplicativo parece muito diferente. No primeiro trimestre de 2021, havia 3,48 milhões de aplicativos para os usuários do Android navegarem. Para os usuários do iPhone, havia 2,22 milhões de aplicativos disponíveis na Apple App Retailer. Nesse ecossistema de aplicativos transformado, os métodos que anteriormente funcionavam para os profissionais de advertising and marketing se tornaram muito menos eficazes. Novos produtos agora correm o risco de serem perdidos em um mar de competição. Por exemplo, considere a eficácia da otimização da loja de aplicativos quando um novo aplicativo de saúde e condicionamento físico é lançado. De acordo com dados de App Annieem 2020, 71.000 aplicativos somente nesta vertical foram lançados em ambos os Loja de aplicativos da Apple e a Google Play Retailer. Os números do Statista indicam que quase 70% de todos os novos aplicativos não atingiram a marca de 1.000 downloads. Em suma, a rivalidade entre novos lançamentos nunca foi tão acirrada e an opportunity de sucesso nunca foi tão pequena.
Em meio a um uniqueness aumento na concorrência nas lojas de aplicativos, os desenvolvedores precisam explorar caminhos alternativos para garantir que seus aplicativos alcancem um grande público. Fabricantes de dispositivos e operadoras de celular têm um impacto profundo na descoberta de aplicativos, principalmente ao permitir que os desenvolvedores ultrapassem a competitividade das lojas de aplicativos. Uma área que abalou completamente o campo de descoberta de aplicativos é o aumento da utilização de aplicativos pré-carregados. Embora os pré-carregamentos não sejam novidade, a variedade de aplicativos pré-instalados se expandiu significativamente ao longo dos anos. Muitos usuários agora consideram esses aplicativos um recurso indispensável de seus smartphones, em oposição ao bloatware indesejado. Em parte, essa mudança reflete o crescimento de plataformas de descoberta de aplicativos de terceiros que gerenciam o relacionamento entre desenvolvedores e fabricantes. Essas novas parcerias abriram o caminho para desenvolvedores de aplicativos muito menores entrarem na area de pré-carregamento, trabalhando ao lado de outros novos desenvolvedores sob o guarda-chuva de uma plataforma que lida diretamente com OEMs. Essas plataformas desenvolveram tecnologia que permite uma abordagem de pré-carregamento muito mais personalizada. Essencialmente, os fabricantes não adotam mais uma abordagem de tamanho único. Em vez disso, eles veem os usuários como indivíduos e percebem que um aplicativo cobiçado por um usuário é uma drenagem indesejada de espaço de armazenamento para outro.
Os benefícios dos aplicativos pré-carregados para usuários, desenvolvedores e fabricantes são claros. Para os usuários, há a conveniência que esses aplicativos oferecem – significa não mais navegar na loja de aplicativos porque, em vez disso, os usuários recebem recomendações personalizadas e contextualizadas diretamente no dispositivo. Os usuários confiam no device que foi cuidadosamente escolhido pelo fabricante e totalmente testado. Essa garantia de segurança significa que eles provavelmente terão menos preocupações com malware ou coleta de dados. O processo de descoberta de aplicativos direcionados às necessidades dos usuários garante uma fidelidade muito maior do cliente. A confiança que os usuários depositam nesses aplicativos beneficia fabricantes e desenvolvedores. Para os fabricantes, eles fortalecem sua marca, proporcionando maior satisfação do usuário.
Esses usuários provavelmente atualizarão seu dispositivo para o modelo mais recente quando ele for lançado porque desejam ter certeza de que os aplicativos que tinham anteriormente estarão disponíveis para eles no futuro. Além disso, os usuários tendem a evitar o inconveniente de comprar um aparelho de uma marca diferente, o que implica reinstalar os aplicativos e serviços existentes que povoavam sua tela inicial anterior. Para os desenvolvedores, é uma oportunidade de contornar a infinidade de anúncios aos quais os usuários são expostos todos os dias. Eles têm a oportunidade de ter seus aplicativos descobertos por milhões de usuários de uma marca em todo o mundo. Dessa forma, os desenvolvedores garantem que sua oferta seja a primeira coisa que o usuário vê e instala. Já para as operadoras, é an opportunity de manter o engajamento constante com os assinantes, recomendar conteúdo aos usuários e oferecer ofertas especiais e upgrades.
A tecnologia dos smartphones, é claro, desenvolveu-se rapidamente nos últimos 15 anos. Esses avanços abriram caminho para uma experiência de usuário cada vez mais personalizada. Os usuários querem sentir que seu dispositivo é uma extensão de sua personalidade: o dispositivo precisa saber quais aplicativos e serviços os usuários desejam no momento exato em que são necessários. O dispositivo deve então responder em pace actual para atender a essa demanda. Fabricantes e transportadores têm sido fundamentais para alcançar essa relação simbiótica. As recomendações de aplicativos no dispositivo facilitadas por plataformas de terceiros mudaram a forma como os usuários interagem com seus dispositivos. Avanços na tecnologia baseada em IA significam que as recomendações são verdadeiramente exclusivas para a pessoa que as recebe. Por exemplo, aplicativos de entrega de comida podem ser exibidos aos usuários quando eles pesquisam restaurantes para viagem; As plataformas de comércio eletrônico que oferecem ofertas ou descontos específicos para a localização geográfica de um usuário podem ser recomendadas quando o usuário manifestou interesse em comprar algo específico. As recomendações podem ser personalizadas de acordo com o modelo do dispositivo, localização, padrões de comportamento do usuário e a hora exata do dia em que o engajamento é maior.
Embora possa não parecer imediatamente óbvio, as operadoras de telefonia móvel desempenham um papel necessary na proliferação mundial desse tipo de tecnologia. Ter dispositivos habilitados para 5G e capazes de facilitar experiências de RV e RA é apenas um aspecto para oferecer a experiência de smartphone mais atualizada. Sem a expansão das redes em mercados emergentes e o investimento na infraestrutura necessária para velocidades de obtain mais rápidas e melhor cobertura móvel, esse {hardware} de última geração torna-se redundante. Felizmente, o investimento no setor de telecomunicações em mercados emergentes como América Latina e África está em alta. Por esse motivo, podemos esperar mais oportunidades para os desenvolvedores expandirem para esses locais, enquanto os fabricantes também colherão as recompensas geradas pelas vendas dinâmicas.
À medida que olhamos para o futuro, a economia de aplicativos não mostra sinais de desaceleração. Espera-se que as vendas de smartphones permaneçam altas, a inovação será acelerada e os usuários desfrutarão de experiências de smartphone melhores, mais personalizadas e, em última análise, mais memoráveis.

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