GAMES

Abertura de ‘Friends’ é recriada por jovens com síndrome de Down no DF: ‘Busca por representatividade’, dizem | Distrito Federal

Abertura de ‘Friends’ é recriada por jovens com síndrome de Down no DF: ‘Busca por representatividade’, dizem | Distrito Federal

[ad_1]

Na busca por representatividade, um grupo de jovens do Distrito Federal fez uma versão adaptada da abertura da série Friends. Desta vez, ao invés dos atores americanos, seis amigos de Brasília – todos com síndrome de Down – foram os protagonistas da famosa cena que ocorre em frente a um chafariz (assista acima).

À frente das câmeras estão Vitória Mesquita, Gabriel Lima, Jordana Mesquita, Mariana Veiga, Ian Stuckert e Augusto Corrêa, e tudo foi gravado em casa, “com um pano verde ao fundo para, depois, inserir as imagens na edição”, explicam.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

O grupo é unanime ao dizer que as pessoas com síndrome de down precisam ser incluídos no elenco de produções do cinema e da televisão.

“Nós queremos participar de tudo: filmes, séries, vídeos, desfiles de moda”, diz Gabriel Lima, que representa o personagem Joey no vídeo.

Para Vitória Mesquita, que interpreta a personagem Rachel na abertura adaptada de Friends, “representatividade é quando a gente [pessoas com deficiência] se vê nos filme, na TV, na internet”.

Jovens do DF com síndrome de Down recriam abertura da série Friends. — Foto: Carmen Mesquita

A idealizadora do vídeo, Luiza Mesquita, conta que o objetivo é mostrar que pessoas com síndrome de Down não são crianças a vida inteira. No caso dos seis brasilienses, “são jovens que namoram e têm suas intrigas e dilemas, assim como os personagens da série – só que do jeito deles”.

Essa é a segunda vez que Gabriel atua em uma produção para a internet. Em junho, ele e a namorada, a influenciadora Vitória Mesquita, gravaram um vídeo no qual mostram como seria se protagonistas de filmes – como Star Wars, Titanic e Grease – fossem interpretados por pessoas com síndrome de down (veja abaixo).

O vídeo foi publicado no perfil da Vitória. Desde janeiro, ela compartilha, nas redes sociais, conteúdos que buscam “desmistificar a síndrome de down”. Na internet, a brasiliense fala sobre o preconceito e a rotina com o namorado, além de mostrar os esportes que pratica, entre eles, o skate.

No trabalho como influenciadora, a jovem conta com a ajuda da irmã mais velha, Luiza Mesquita, que foi quem teve a ideia do vídeo sobre a série americana. “Pensamos em chamar os amigos [da Vitória] pra recriar a abertura de ‘Friends’, que é uma série tão pop. Queremos fazer com que a inclusão seja pop também”, diz Luiza.

Além dos seis jovens que interpretam os atores da série, e da Luiza Mesquita, também colaborou com a produção o editor de vídeo Sergio Mouraj.

*Sob supervisão de Maria Helena Martinho.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.





[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese