SMARTPHONES

Água em Marte: cratera 10 vezes maior que o Grand Canyon pode estar repleta de gelo

Água em Marte: cratera 10 vezes maior que o Grand Canyon pode estar repleta de gelo

[ad_1]

A presença de água na cratera, que é cerca de 20 vezes mais larga, 5 vezes mais profunda e 10 vezes maior que o Grand Canyon dos Estados Unidos, foi detectada utilizando um Detector de Nêutrons Epitérmicos de Resolução Fina, que é capaz identificar amostras de hidrogênio a quase um metro de profundidade.

Análises ainda apontaram que a maior parte da água encontrada na cratera está congelada no fundo do reservatório que fica na região do Valle Mariners, no sul de Marte, onde as temperaturas são baixas o suficiente para que ela se mantenha neste estado.

Igor Mitrofanov, cientista chefe do telescópio FREND, ainda completa dizendo:

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

O FREND revelou uma área com uma quantidade enorme de hidrogênio no colossal sistema de cânion do Valle Marineris: assumindo que o hidrogênio que vemos está ligado às moléculas de água, até 40% do material próximo à superfície nesta região parece ser água.

Cientistas comparam o sistema descoberto com o permafrost na Terra, onde a água fica congelada sob o solo seco devido às baixas temperaturas. O próximo passo dos cientistas é coletar mais dados da região para determinar se realmente há gelo no fundo do Valle Mariners, que pode até mesmo contar mais detalhes da história de Marte.

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese