SMARTPHONES

Al, SpaceX! Governo Francs anuncia que vai acelerar produo do seu prprio foguete reutilizvel

Al, SpaceX! Governo Francs anuncia que vai acelerar produo do seu prprio foguete reutilizvel

[ad_1]

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, anunciou na última segunda-feira (6) um plano para a Europa desenvolver um foguete reutilizável de forma mais rápida e acirrar a disputa com a SpaceX, de Elon Musk.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o plano anunciado prevê que a empresa aeroespacial ArianeGroup, com sede na França, desenvolva um novo foguete de baixo orçamento e reutilizável chamado Maïa até o ano de 2026.

“Pela primeira vez, a Europa terá acesso a um lançador reutilizável. Em outras palavras, teremos nosso SpaceX, teremos nosso Falcon 9. Vamos compensar uma má escolha estratégica feita há dez anos”, disse Le Maire.

Entretanto, o site Ars Technica ressalta que, pelo que se sabe até agora, Maïa não vai ser o “Falcon 9” da Europa. Ele terá uma capacidade de elevação de até 1 tonelada métrica até a órbita baixa da Terra e será movido por um motor Prometheus de reuso.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

Esse motor é alimentado por metano e oxigênio líquido, e tem um impulso comparável a um único motor Merlin 1D, que equipa o foguete Falcon 9 da SpaceX, que conta com nove deles. Sendo assim, o foguete de Elon Musk tem cerca de 15 vezes mais capacidade de elevação.

O governo francês deve financiar o desenvolvimento de Maia por conta própria. Em outubro, o presidente Emmanuel Macron anunciou que o país investiria 30 bilhões de euros (cerca de R$190 bilhões) em um plano para fomentar a inovação industrial.

Analistas do mercado aeroespacial apontam ainda que, ao perceber que a sua indústria ficou para trás de concorrentes, especialmente a SpaceX, a Europa resolveu tentar reverter a situação com a ampliação de investimentos no setor.

E você, gostaria de ser um dos passageiros dessas naves? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese