SMARTPHONES

Cientistas elaboram teste sanguneo que pode detectar o cncer antes do aparecimento de sintomas

Cientistas elaboram teste sanguneo que pode detectar o cncer antes do aparecimento de sintomas

[ad_1]

A Clinical Cancer Research publicou na terça-feira (04) um novo estudo desenvolvido por cientistas que descobriram uma forma precoce de diagnosticar o câncer através de testes sanguíneos. O exame poderia detectar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas, tais que não são específicos, mas podem incluir dores, fadiga e perda de peso.

O teste utiliza uma tecnologia chamada de “espectroscopia de ressonância magnética nuclear”, que identifica vários tipos de metabólitos (moléculas resultantes do metabolismo de substâncias) no sangue. Pacientes com câncer localizado ou metastático apresentam perfis diferentes de metabólitos em comparação a um indivíduo saudável.

Dr. James Larkin, membro da equipe do estudo e médico da Universidade de Oxford, afirma que uma das maiores limitações da tecnologia médica é a dificuldade do diagnóstico precoce do câncer, visto que os sintomas podem ser confundidos e descartados pelos médicos.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

“O problema que tínhamos no passado é que, se uma pessoa tem câncer, esse câncer está crescendo o tempo todo, e quando retorna [à consulta médica], o tumor muitas vezes já está muito avançado”, explica o doutor. Para contornar isso, o estudo analisou 300 amostras de sangue de indivíduos com sintomas não específicos, como a perda de peso.

Segundo os especialistas, 19 em cada 20 diagnósticos foram dados corretamente, apontando para a presença de células do câncer nos pacientes testados. Isso representa uma precisão de 95%. Por ora, o teste sanguíneo não é capaz de informar o tipo de tumor que afeta o paciente, mas os cientistas afirmam que este é o próximo objetivo.

O diagnóstico precoce do câncer é primordial para que pacientes apresentam a melhor resposta aos medicamentos disponíveis. Resultados obtidos a partir dos exames poderiam direcionar os oncologistas no momento de acesso precoce ao tratamento..

Tratamentos para a doença em estágio avançado são pouco acessíveis e têm sérios efeitos colaterais, portanto, o teste sanguíneo para a detecção precoce seria fundamental em todo o mundo. “Não queremos prescrever essas drogas para todos, mas há pacientes que se beneficiariam se pudessem ser diagnosticados cedo o suficiente”, comenta Larkin.

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese