ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Explicado: O que é processamento de sinal virtual e como ele é usado em produtos de áudio

Explicado: O que é processamento de sinal virtual e como ele é usado em produtos de áudio

[ad_1]

É mais provável que os usuários encontrem o termo “processamento de sinal virtual” (DSP) enquanto procuram um novo par de fones de ouvido, sistemas de house theater ou outros produtos eletrônicos de áudio. Alguns podem pensar nisso como um termo informal usado para advertising and marketing, mas DSP é um assunto muito complicado. Processamento de sinal virtual envolve pegar um sinal de áudio (pode ser qualquer sinal, mas neste caso é áudio) e manipulá-lo digitalmente para alcançar o resultado desejado. Pode parecer simples, no entanto, o processamento actual e os algoritmos usados ​​podem ser altamente complexos. Aqui vamos discutir o que significa DSP e como ele pode melhorar seu produtos de áudio.
O que são processadores de sinal virtual?
Sempre que você vir um produto de áudio, como fones de ouvido, descrito como tendo “um DSP”, isso significa que o dispositivo possui um processador de sinal virtual integrado. Este chip dedicado é usado para processar sinais de áudio de maneiras específicas. Esses chips são mais comuns em dispositivos que não necessariamente teriam capacidade de processamento integrada, como fones de ouvido e fones de ouvido.
O DSP pode ser usado em dispositivos que não sejam produtos de áudio?
O processamento de sinal virtual pode ser usado em vários outros dispositivos, incluindo smartphones e computadores. Como esses dispositivos já vêm com processadores poderosos integrados, um chip separado dedicado ao processamento de sinal virtual geralmente é desnecessário. No entanto, chips específicos para DSP são frequentemente incluídos em sistemas com CPUs tradicionais. Isso acontece quando o processamento do sinal de áudio precisa ser feito em pace actual e os circuitos otimizados podem melhorar esse tipo de desempenho.
Como eles são usados?
O processamento de sinal virtual é usado principalmente para tarefas complicadas, mas também pode executar algumas tarefas simples. Por exemplo, vários reprodutores de áudio usam o DSP para monitorar grandes saltos de quantity entre as músicas, enquanto os usuários estão ouvindo uma determinada lista de reprodução de música.
Outro caso de uso comum para DSPs é a conversão de analógico para virtual e vice-versa. A conversão geralmente acontece em chips DSP especializados – conhecidos como DAC ou conversor AD/DA — que são projetados especificamente para esta finalidade. Alguns dos conversores caros que estão disponíveis no mercado também podem transformar sinais de áudio do mundo actual em sinais digitais.
O caso de uso mais importante e provavelmente o mais comum do DSP é o cancelamento de ruído. O processamento de sinal virtual combinado com microfones externos no dispositivo de áudio cancela o ruído ao redor dos usuários para melhorar sua experiência de áudio.
Maçã u.s. DSP para fazer a coisa oposta. O Modo Transparência, como a gigante da tecnologia chama esse recurso, u.s. os mesmos microfones para amplificar o som em vez de cancelá-lo, o que permite que os usuários ouçam o ambiente com mais facilidade.
O processamento de sinal virtual também é usado em equalizadores digitais. Sempre que um aplicativo de música em seu telefone ou computador permite ajustar os equalizadores, ele é responsável pelo processamento do sinal virtual. O DSP amplifica ou diminui digitalmente a amplitude de certas frequências à medida que os usuários ajustam um controle deslizante.
Vários sistemas modernos de house theater incluem um sistema que ajusta automaticamente várias configurações para garantir que o som seja otimizado para o tamanho e a forma da sala do usuário. O DSP ainda outline o pace de cada alto-falante para que o som chegue ao usuário em perfeita sincronia.
Quão importante é para os usuários?
O processamento de sinal virtual pode ser essencial em alguns casos. Os usuários devem prestar muita atenção a certos aspectos dos produtos de áudio, como – o tipo de processamento de sinal virtual ou o fabricante do chip DSP presente antes de comprar um dispositivo. No caso de amplificadores de fone de ouvido ou receptores A/V, os usuários terão sons melhores se o dispositivo tiver conversores AD/DA de melhor qualidade. No entanto, a diferença entre os componentes usados ​​no aparelho só será perceptível para os entusiastas do áudio.
A qualidade do chip DSP e dos algoritmos executados neles faz uma enorme diferença no cancelamento de ruído. Nem todos os cancelamentos de ruído são igualmente eficientes, então os usuários precisam prestar atenção ao comprar fones de ouvido ou fones de ouvido. Além disso, se você gosta de alguns recursos inovadores, como – EQ integrado em fones de ouvido ou vários modos de som em alto-falantes Bluetooth e receptores A / V, você deve estar ciente do DSP usado antes de tomar decisões de compra.

.



pt_BRPortuguese