ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Explicado: Por que as marcas podem preferir telas AMOLED em vez de LCDs

[ad_1]

A tecnologia usada para produzir telas para dispositivos móveis é amplamente dividida em dois tipos populares: AMOLED e LCD. Alguns dispositivos móveis ainda usam OLED painéis que são muito semelhantes à tecnologia AMOLED. As tecnologias subjacentes que tanto AMOLED quanto LCD painéis dependem são muito diferentes uns dos outros. Assim, os principais fabricantes de smartphones promovem os vários benefícios dependendo do tipo de tela que optaram por seus dispositivos. No entanto, mais fabricantes estão adotando telas AMOLED para dispositivos de última geração, enquanto reservam os LCDs para aparelhos mais baratos. Aqui, discutiremos as diferenças entre essas duas tecnologias de exibição.
O que são telas AMOLED?
Antes de começar sobre os displays AMOLED, devemos primeiro conhecer a tecnologia por trás dos displays OLED. Os principais componentes nesses monitores são um diodo emissor de luz (LED). Essas pequenas luzes são compactadas exponencialmente em tamanhos ainda menores e são organizadas em clusters vermelhos, verdes e azuis para criar um pixel individual. Esses pixels podem reproduzir luz branca e várias outras cores que também incluem – vermelho, verde e azul.
O desempenho dessas telas é ligeiramente alterado pela disposição dos subpixels. Por exemplo, os layouts de pixel em comparação com o pentile ajudam a melhorar a nitidez da imagem, mas a vida útil desses pixels se deteriora para os tamanhos menores. Os displays OLED ou Organic Light Emitting Diode usam uma série de filmes finos de material orgânico que são colocados entre dois condutores em cada LED. Quando a corrente passa por eles, esses filmes são usados ​​para produzir luz.
Enquanto isso, o AMOLED ou Active Matrix Organic Light Emitting Diode nos diz como cada pequeno OLED é controlado. Essa tecnologia é diferente da tecnologia de matriz passiva, que é um sistema de grade mais lento, menos preciso e mais complexo, usado para controlar pixels individuais. Nesta tecnologia, circuitos integrados estão presentes para controlar uma carga enviada para cada coluna ou linha. Pelo contrário, os sistemas AMOLED anexam um transistor de filme fino (TFT) e um capacitor a cada LED. Para acessar os pixels corretos, esses capacitores retêm sua carga entre os ciclos de atualização quando uma linha e uma coluna são ativadas.
Outra tecnologia de exibição relacionada ao OLED é a comercializada pela Samsung como Super AMOLED. Em vez de ser uma camada separada na parte superior da tela, essa tecnologia de exibição integra a tela sensível ao toque capacitiva diretamente nas telas, o que as torna mais finas.
O que são LCDs?
LCDs ou telas de cristal líquido reproduzem cores muito diferentes das telas AMOLED. Os LCDs dependem da luz de fundo como sua única fonte de luz e não são equipados com componentes emissores de luz individuais. Várias luzes de fundo podem ser colocadas em uma tela para escurecimento local e para economizar energia, mas isso é necessário apenas para telas maiores, como TVs.
Sabemos que a luz branca é uma mistura de todas as outras cores visíveis no espectro e não tem um comprimento de onda individual. Assim, as luzes de fundo do LCD criam uma luz pseudo-branca que é filtrada em cores diferentes no elemento de cristal líquido. A maioria dos LCDs produz luz pseudo-branca com a ajuda de uma luz de fundo de LED azul filtrada através de um revestimento de fósforo amarelo.
A luz é então passada através de um elemento de cristal após ser polarizada. O cristal pode ser torcido em vários graus, dependendo da tensão aplicada a ele. Isso ajusta o ângulo da luz polarizada. A luz é então passada através de outro filtro polarizado que é colocado a 90 graus do primeiro, enfraquecendo a luz com base em seu ângulo. Eventualmente, um filtro de cor vermelho, verde ou azul é aplicado a essa luz e esses subpixels são agrupados em pixels para ajustar as cores na tela.
Em vez de produzir luz colorida em cada pixel, uma combinação de tudo isso permite que um painel LCD controle a quantidade de luz RGB que atinge a superfície selecionando uma luz de fundo. Os painéis LCD podem ser dispositivos de matriz ativos ou passivos, como AMOLED, mas a maioria dos smartphones modernos são ativos.
Vantagens de Tela OLED tecnologia
O principal benefício da tecnologia de exibição OLED é a quantidade de controle que pode ser aplicada sobre cada pixel. Esses monitores podem produzir pretos profundos e uma alta taxa de contraste desligando completamente os pixels. A capacidade de escurecer e desligar pixels individuais economiza um pouco de energia e é ótima para visualizar conteúdo HDR. A quantidade máxima de luz atinge a superfície da tela, pois há menos outras camadas em cima dos LEDs, o que acaba resultando em imagens mais brilhantes com melhores ângulos de visão.
Por que as telas OLED são importantes para dispositivos dobráveis
A principal força motriz por trás do crescimento das telas de borda curva e dos mais recentes dispositivos dobráveis ​​é o avanço da tecnologia de tela OLED. Esses monitores podem ser muito finos, pois usam LEDs e substratos mínimos. Além disso, a ausência de uma luz de fundo rígida e as inovações em substratos plásticos flexíveis permitiram o desenvolvimento de telas flexíveis baseadas em OLED.
O requisito de luz de fundo impede que LCDs complexos sejam construídos dessa maneira. Inicialmente, as telas flexíveis pareciam muito promissoras para wearables, mas agora os principais dispositivos móveis usam essas telas OLED flexíveis. No entanto, há uma grande preocupação com o número de vezes que esses monitores podem flexionar e dobrar antes de quebrar. Samsung Galaxy Z Fold 3, Motorola Razr 5G e Huawei Mate XS são alguns dos smartphones dobráveis ​​que se baseiam na tecnologia de ecrã OLED.

.



pt_BRPortuguese