SMARTPHONES

Fake news no TikTok: app acusado de divulgar notcias falsas sobre coronavrus

Fake news no TikTok: app acusado de divulgar notcias falsas sobre coronavrus

[ad_1]

O TikTok, que atualmente é o aplicativo mais baixado do mundo, acaba de se envolver em mais uma polêmica ao ser acusado de disseminar vídeos que envolvem fake news com conspirações sobre a pandemia de coronavírus. Segundo a ONG Media Matters, o algoritmo do aplicativo está recomendando vídeos com este tipo de conteúdo para os usuários.

A Media Matters divulgou um relatório nesta semana onde indica que testou e a rede social recomendou vídeos com conspirações já desmentidas pela Organização Mundial de Saúde sobre o coronavírus. A ONG afirma que o problema do algoritmo do TikTok é que ele prioriza o engajamento ao invés do conteúdo dos vídeos, mostrando tendências como estas, que devem ser evitadas.

Confira algumas capturas de telas de vídeos visualizados pela Media Matters:

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

O relatório diz que a maioria dos vídeos contendo fake news aparece na aba “Para você” onde o TikTok inclui vídeos de usuários que ainda não são seguidos e estão em alta no momento.

O problema reside no fato do engajamento pelas notícias falsas ser muito maior, pois elas são apelativas. Dessa forma, o algoritmo do TikTok acaba criando uma bolha de notícias falsas ao recomendar mais e mais conteúdo similar às pessoas.

Para se ter uma ideia, uma das contas que tem apenas 114 mil seguidores e já conta com mais de 12,6 milhões de visualizações em apenas um vídeo com notícias falsas sobre Covid-19.

Nos testes, a ONG afirma ter criado diversas contas diferentes e encontrou vídeos com notícias falsas em todas elas, que ficaram lotadas de vídeos do mesmo tipo na aba “Para você”.

Por fim, a Media Matters relata a preocupação com a influência que este tipo de conteúdo tem sobre a população, com o exemplo mais recente sendo os EUA e o Brasil, onde muitas pessoas se recusam em tomar a vacina por acreditar nas teorias conspiratórias divulgadas nestes vídeos.

O relatório termina dizendo:

O TikTok aparentemente priorizou o envolvimento de conteúdo acima do bem-estar de seus usuários, permitindo a disseminação de informações imprecisas e mentiras perigosas sobre Covid-19 e vacinas em um momento em que a desinformação está criando consequências reais na forma de uma crise de saúde pública ainda maior.

Em resposta, o TikTok diz:

O TikTok está focado em apoiar nossos usuários, fornecendo informações e recursos precisos de funcionários de saúde pública.

A rede social ainda afirma que já fechou parcerias com a OMS para desmentir as fake news com informações confiáveis e verificadas.

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese