GAMES

Filha de Seu Jorge, Flor propaga herança ancestral ao se lançar como cantora e compositora com singles ‘Sapiens’ e ‘Macumbeira’ | Blog do Mauro Ferreira

Filha de Seu Jorge, Flor propaga herança ancestral ao se lançar como cantora e compositora com singles ‘Sapiens’ e ‘Macumbeira’ | Blog do Mauro Ferreira

[ad_1]

♪ Nascida no Brasil em 2º de dezembro de 2002, Flor de Maria Jorge carrega o sobrenome do pai, Seu Jorge, cantor, compositor e ator de origem fluminense.

Embora resida há quase uma década em Los Angeles (EUA), Flor – nome sucinto com o qual a artista se apresenta no mundo da música – conserva na bagagem toda a ancestralidade trazida do país natal, onde foi criada nos terreiros em que se praticam os rituais do Candomblé, religião de matriz afro-brasileira.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

Essa herança ancestral brota no inédito single autoral, Macumbeira, que a cantora e compositora faz baixar nos aplicativos de música nesta quinta-feira, 2 de dezembro de 2021, Dia Nacional do Samba e dia do 19º aniversário de Flor.

Sem seguir a cadência tradicional do samba, mas com células rítmicas do gênero centenário, Macumbeira é música composta por Flor (autora da letra escrita em inglês) em parceria com Rogê e Lucas Nunes.

Gravada na casa de Flor em Los Angeles (EUA), a música Macumbeira foi formatada com beat percussivo de Quizz e com arranjos de cordas do maestro Arthur Verocai.

Capa do single ‘Macumbeira’, de Flor — Foto: Rafael Ramos

A ancestralidade, a letra em inglês e a presença luxuosa de Verocai conectam Macumbeira com o primeiro single de Flor, Sapiens, lançado em junho com música composta por Flor em 2020 com Rogê, o mesmo parceiro da artista na composição de Macumbeira.

A letra de Sapiens é fruto da revolta de Flor com o assassinato do negro norte-americano George Floyd (1974 – 2020) por Derek Chauvin, policial branco dos Estados Unidos, em 25 de maio do ano passado.

Flor pôs Sapiens no mundo digital dias antes de ganhar projeção pelo fato de ser parceira de Marisa Monte e do pai Seu Jorge em Pra melhorar, música que sobressaiu no repertório autoral do mais recente álbum solo de estúdio de Marisa, Portas, editado em 1º de julho.

Além de ser autora de parte da letra (escrita com Marisa quando Flor tinha 13 anos), a artista debutante participou da gravação da música Pra melhorar, fazendo vocais ao lado de Seu Jorge na faixa positivista que fecha Portas.

Embora tenha entrado em cena ainda criança, em apresentações eventuais com o pai, Flor somente desabrochou e se lançou oficialmente como cantora e compositora neste ano de 2021 com as edições dos singles Sapiens e Macumbeira, sem tirar proveito midiático das portas abertas no mundo da música pela parceria com Marisa Monte.

Flor lança o single ‘Macumbeira’ no dia em que faz 19 anos — Foto: Rafael Ramos





[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese