GAMES

‘Maconha’ do gato, Catnip ajuda a aliviar estresse e é usada até por bichinhos no cinema | Pets

‘Maconha’ do gato, Catnip ajuda a aliviar estresse e é usada até por bichinhos no cinema | Pets

[ad_1]

Uma erva conhecida como catnip tem o efeito de deixar gatinhos e gatinhas “brisados” quando liberada no ambiente.

Eles giram, pulam e brincam sozinhos sob o barato da erva gateira. Podem ficar “alucinados” ou “molengas”, dependendo de como ela age em seus sistemas.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

Os efeitos do catnip são engraçados, mas a ação é séria. Além da brincadeira, ela pode ser usada para aliviar estresse e depressão nos bichinhos, estimular o uso de brinquedos, facilitar o transporte e ajudar na socialização.

“Toda essa energia estimulada vai ser utilizada para a brincadeira e isso vai estimular a cognição, a atividade física e aliviar a tensão. É benéfico tanto para saúde psychological quanto para a física do gatinho“, explica a membra do Núcleo de Estudos em Felinos Domésticos da Universidade Federal de Lavras, Jackeline Moreira.

O que é e como dar professional seu gatinho

Gatos sob efeito do Catnip — Foto: Reprodução

Ela é uma plantinha com flores brancas e roxas, tem o nome Nepeta cataria e é da família da menta e da lavanda.

Para o uso com os bichinhos, é vendida líquida ou desidratada. Ela pode ser espirrada ou colocada em arranhadores, brinquedos ou superfícies em que eles costumam ficar. “Colocar em arranhadores faz com que o gato aprenda que ali é um native bom para arranhar, então ajuda a ensinar o gato onde ele deve arranhar”, explica.

Segundo a veterinária, o best é oferecer o catnip para os gatinhos uma vez na semana. Se for utilizada com muita frequência, eles podem perder a sensibilidade à planta.

O segredo dos gatos está em seu “segundo sistema olfativo“, que capta ferormônios. “A erva dos gatos possui uma substância chamada Nepetalactona. Ela penetra no tecido nasal e estimula neurônios sensitivos, que ativam regiões do cérebro relacionadas a emoção, sentidos e comportamentos, inclusive o sexual”, explica Moreira.

A erva não tem efeito de deixar os bichos dopados, explica a veterinária. A substância é um óleo volátil e, por isso, se dissipa rapidamente no ambiente. Ela tem ação leve sobre os gatos, com efeitos que duram 20 minutos. “Eles ficam alegres e relaxados, mas não dopados”, afirma a veterinária.

Segundo pesquisas sobre o uso da erva, ela não causa dependência e nem malefícios aos gatinhos. Mas alguns podem ficar agressivos. Nesses casos, é preciso oferecer o catnip com cautela e sempre observar o comportamento deles. É importante ter a orientação de um veterinário antes de começar a usar.

Gato de ‘Cemitério Maldito’ (2019) — Foto: Divulgação

Por estimular os gatinhos, a erva é usada por felinos-estrelas em units de filmes. A treinadora de animais canadense Melissa Millett revelou recentemente, em entrevista ao jornal inglês The Mum or dad, que planta foi peça chave com os gatos assustadores do filme “Cemitério Maldito”, em 2019.

O gato zumbi do filme foi interpretado por cinco bichos ao longo de dois meses e a preparação deles começou com banhos de catnip em uma banheira.

Funciona com outros animais?

Essa reação é uma exclusividade dos felinos domésticos e de alguns selvagens, como leão, puma, tigre e leopardo. “Isso muito provavelmente se deve à fisiologia desses animais”, explica Moreira. Mas a erva não é prejudicial para outros animais.

A planta pode ser usada para fazer chás e traz benefícios como alívio da tosse, melhoras de problemas digestivos e auxílio na digestão, alívio de cólica, dores de cabeça e febre.





[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese