O que é um e mail transacional? – Web – DMB TECNOLOGIA
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É comum, diariamente, a nossa caixa de entrada estar repleta de e-mails dos mais variados tipos, não é mesmo? Mas você sabe me dizer o que é um e mail transacional no meio desses tantos que recebemos e qual a sua importância, principalmente para vendas on-line? Vem comigo que ecu te explico tudinho. 😉
Bom, e-mails transacionais são aqueles e-mails automatizados, enviados para uma pessoa, na maioria das vezes, para passar uma informação sobre uma conta ou standing de uma compra on-line, por exemplo. Como o próprio nome diz, são relativos a uma transação, ação, troca ou transferência.
Nesse sentido, os e-mails transacionais são enviados com informações exclusivas e relevantes apenas para aquele determinado destinatário. Bem diferente do e mail promocional, que, geralmente, é enviado em massa, com a mesma informação para todas as pessoas e exclusivamente focado em vendas.
Por exemplo, vamos imaginar que você comprou um tênis em uma loja digital. Ao finalizar a compra, você recebe um e mail com todas as informações do seu pedido: o tênis escolhido, o tamanho, o preço pago, a forma que você utilizou para pagar, o endereço de entrega e o standing. Isso é um e mail transacional. Você recebeu uma “notificação” sobre uma compra que realizou e só diz respeito a você.
Mas não é apenas nessa situação que um e mail transacional pode ser usado. Existem outros exemplos também presentes em nosso dia a dia. São eles:
- Carrinho abandonado: quando você coloca produtos no carrinho de uma loja digital e sai da página. Nesse caso é comum receber e mail transacional te lembrando dos produtos que selecionou e “abandonou”;
- Recebimento de pedidos: são geralmente enviados e-mails de confirmação de entrega, com detalhes do pedido feito;
- Assinaturas: quando você assina um serviço, cancela, muda a forma de pagamento ou informações de cadastro, por exemplo;
- Conversões em páginas: seja quando você se inscreve para baixar um subject material, acessar algo gratuito ou participar de eventos, é comum receber confirmações ou lembretes;
- Atendimento on-line: envio de solicitação de suporte ou respostas a atendimentos on-line;
- Configurações de contas: quando a senha ou logins são redefinidos, ou há acessos suspeitos;
- Solicitação de comments: principalmente em casos de eventos, cursos on-line ou compras em lojas virtuais.
Por que é interessante investir em e-mails transacionais?
Existem quatro vantagens importantes sobre o uso dos e-mails transacionais que ecu quero destacar aqui. A primeira é a questão do contato próximo com o público/consumidor. Esse modelo de e mail permite que a marca tenha uma comunicação mais pessoal, já que são enviados e personalizados com o nome da pessoa e informações que somente ela sabe.
Isso nos leva a mais duas vantagens: a possibilidade de criar uma comunicação mais casual e simples, como se a empresa e o cliente fossem amigos, o que reforça a questão da proximidade; e a questão do cuidado que o cliente sente, visto que os e-mails transacionais mostram a preocupação da marca em mantê-lo informado sobre os acontecimentos.
Por último, mas não menos importante, os e-mails transacionais são uma excelente oportunidade para apresentar coisas novas. No caso de um e-commerce, é possível sugerir outros produtos relacionados àqueles que o consumidor comprou. Em um cancelamento de serviço você pode oferecer outras soluções desconhecidas pelo cliente.
Mesmo sendo uma estratégia bastante comum e também vantajosa, como já comentei no tópico acima, é importante também destacar os pontos de atenção com os e-mails transacionais:
- Pace: é preciso que o timing do envio dos e-mails transacionais sejam ideais e sigam as ações do público/consumidor. Se a pessoa fechou o pedido, é importante que ela recebe brand em seguida o e mail de confirmação de compra, por exemplo.
- Comunicação com a marca: tanto a linguagem como o visible do e mail devem conversar com a marca, trazer a identidade dela para que o destinatário consiga entender, de primeira, do que se trata.
- Confiança: o e mail deve passar confiança para o destinatário, por isso, é importante utilizar endereço e assinatura que deixam evidentes que estão sendo enviados pela empresa em questão.
- Quantidade de informação: os e-mails transacionais devem ser rápidos, nada de textão e imagens gigantes. Eles devem passar a informação que o destinatário precisa, com simplicidade. Lembra da dica de inserir coisas novas para a pessoa conhecer sobre a empresa? Nada de exagerar nessa parte também. O e mail transacional não é um e mail promocional.
Como criar e-mails transacionais?
Existem diversas ferramentas que permitem a criação de e-mails transacionais em fluxos para enviar automaticamente para os destinatários. Inclusive, temos um conteúdo exclusivo com 5 dicas de ferramentas de e mail gratuitas que podem te ajudar nessa tarefa. Vale a pena conferir!
Gostou do conteúdo? Ele tirou suas dúvidas sobre o assunto? Vem me contar nos comentários 😄
Com informações: MailChimp.
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