SMARTPHONES

Primeiro chipset de 4 nm da MediaTek deve sair esse ano mirando smartphones de 2022

Primeiro chipset de 4 nm da MediaTek deve sair esse ano mirando smartphones de 2022

[ad_1]

Atualização (27/07/2021) – HA

Parece que a MediaTek vai queimar a largada nos processadores de 4nm antes do esperado. Pelo menos, é o que indicou Bryan Ma, vice-presidente de dispositivos clientes da International Data Corporation (IDC) em um tweet recente. Contrariando um rumor anterior, o executivo aponta que o novo principal chipset 5G da fabricante taiwanesa, produzido pela TSMC, será lançado ainda este ano.

Com isso, os consumidores — com destaque para o público e as marcas da China — já poderiam ter um smartphone com o componente no início de 2022. Assim, a MediaTek consegue mirar nos carros-chefe de marcas como Xiaomi, Oppo e vivo, que têm preços a partir de 4.000 Yuan (R$ 3.200 na conversão direta).

Se isso se concretizar, a MediaTek vai ser a primeira fabricante a lançar um chip baseado em 4nm — as últimas gerações da Qualcomm, Apple e Samsung ainda são de 5nm. Com isso, a competetividade da marca taiwanesa pode aumentar consideravelmente em um mercado em que dominam sobretudo as tecnologias da Qualcomm, vide a grande quantidade de dispositivos com os chips Snapdragon.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

Ainda assim, no próximo ano, já é esperado que todas as marcas tenham suas próprias tecnologias em 4nm. Mas em um mercado em que tudo é muito dinâmico, poucos meses podem fazer a diferença.

E você, que achou da novidade? Qual sua opinião sobre os processadores da MediaTek? Deixe seu comentário!

Atualização (23/06/2021)

Ao passo que a indústria de processadores prepara a transição para a litografia de 4 nanômetros, as fabricantes de todas as regiões do mundo entram em disputa para serem pioneiras na tecnologia que deve tornar chipsets mais poderosos e eficientes. A MediaTek, segundo os rumores, é a mais desafiadora entre as concorrentes.

Novas informações fornecidas por fontes da indústria indicam que a fabricante taiwanesa pretende ser a precursora dos 4 nanômetros com o futuro MediaTek Dimensity 2000, e deve apresentar esse processador flagship baseada na nova tecnologia no primeiro semestre de 2022, superando rivais como a Samsung, Apple e Qualcomm.


O Dimensity 2000 será produzido pela TSMC, e provavelmente será equipado smartphones da Xiaomi, Oppo e vivo em primeira mão. Sabemos que a MediaTek pretende ser a primeira a construir chipsets baseados na arquitetura ARMv9, utilizando núcleos de última geração e possivelmente a GPU Mali-G710, a mais poderosa da série.

No próximo ano, a TSMC fornecerá chips de 3 nanômetros para a Apple, mas planeja começar a produzir chips de 4 nanômetros em alguns meses. Em comparação com a geração anterior, essa tecnologia terá melhoria de desempenho de 15%, ao mesmo tempo em que aumentará a eficiência em 30%. A produção em massa deve iniciar até o final de 2022.

Caso as previsões e informações adiantadas se tornem realidade no período citado, pode-se esperar que a MediaTek lance um processador flagship que enfrente a futura versão do Qualcomm Snapdragon de série 8, possivelmente batizado de Snapdragon 895. Esse chipset pode responder à atual liderança da MediaTek no mercado global.

Texto original (20/04/2021)

A MediaTek pode superar Qualcomm, Apple e Samsung ao vencer a batalha pela tecnologia de 4 nm. A informação foi revelada nesta semana por fontes que possuem acesso aos planos da fabricante taiwanesa.

De acordo com essas pessoas, por mais que a Apple tenha conseguido entregar os primeiros processadores de 5 nm no fim do ano passado, tudo indica que a MediaTek tem uma vantagem competitiva para se antecipar em 2021.

O chipset Apple A14 é produzido em 5 nm pela TSMC, e a empresa foi a primeira a introduzir a novidade no mercado de smartphones. Pouco tempo depois, Qualcomm e Samsung também anunciaram seus processadores em 5 nm.

O primeiro processador de 4 nm da MediaTek também será montado pela TSMC, sendo que ele pertence à linha Dimensity, e deve ser produzido a partir do quarto trimestre deste ano.



Novas TVs Neo QLED Samsung s





Curiosidade
08 Jun




Vivo X60T





Lanamentos
01 Abr


Outro detalhe revelado pelas mesmas fontes indica que o novo chipset da MediaTek tem tudo para desafiar os processadores de alta tecnologia da Qualcomm. Assim, há chances do Dimensity conseguir até mesmo superar o desempenho da linha Snapdragon 8xx.

Além de ser a primeira a lançar um chipset de 4 nm, a MediaTek também tem outro motivo para comemorar: Samsung, OPPO, vivo e Xiaomi já encomendaram o processador.

Até o momento, a MediaTek tem escolhido o silêncio e não comentou o lançamento desse processador. Mesmo assim, a fabricante taiwanesa já superou a Qualcomm e atualmente é a maior fabricante de chipsets do mundo.



[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese