SMARTPHONES

rgo antitruste da Unio Europeia deve impedir Meta de comprar a Giphy

rgo antitruste da Unio Europeia deve impedir Meta de comprar a Giphy

[ad_1]

Em maio do ano passado o então Facebook Inc. — que passou a se chamar Meta — anunciou a intenção de compra da Giphy no valor de R$ 400 milhões, empresa que possui um enorme banco de dados com GIFs que podem ser baixados pelos usuários e que tem grande influência sobre as demais redes sociais, permitindo integração entre as plataformas.

De acordo com informações apuradas pelo Financial Times, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês) deve impedir que a Meta finalize a proposta de compra da Giphy, ação que segundo rumores deve acontecer nas próximas semanas.

Apesar de pertentes ao Reino Unido o órgão regulador possui jurisdição para intervir sobre compras de empresas que estejam presentes no país e detenham mais de 25% de um produto ou serviço.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

De acordo com a CMA, a compra da Giphy poderia dar à Meta uma maior vantagem sobre seus concorrentes, especialmente o TikTok e Kwai, que por serem plataformas focadas na criação de conteúdo audiovisual também utilizam o enorme acervo de vídeos disponibilizados pela Giphy.

Em outubro deste ano a empresa de Mark Zuckerberg foi multada em US$ 70 milhões pelo órgão regulador do Reino Unido por não fornecer informações suficientes e deixar de explicar como manteria um grau de concorrência com a companhia recém-adquirida. A Meta recorreu da punição.

Segundo informações de Greg Taylor, professor de economia associado ao Oxford Internet Institute, a CMA tem poder suficiente para bloquear totalmente ou parcialmente a transação, decisão que deve ser tomada com o objetivo de garantir uma competição saudável no mercado. O parecer deve ser divulgado até quarta-feira (1º).

Fora do mundo da tecnologia, as fusões são investigadas o tempo todo e não é incomum que sejam bloqueadas para que algum tipo de remédio seja imposto a elas.”, completa Taylor.

Você vê problema na Meta comprar a Giphy? Conta pra gente, comente!

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese