SMARTPHONES

RTX 4000? GPU Nvidia GeForce “Lovelace” de 5nm tem novos detalhes vazados

RTX 4000? GPU Nvidia GeForce “Lovelace” de 5nm tem novos detalhes vazados

[ad_1]

Atualização (25/07/2021) por LL

Os primeiros detalhes sobre a nova série de GPU NVIDIA GeForce RTX 4000 foram revelados em meados de novembro de 2020. A nova geração supostamente contará com uma nova arquitetura chamada Lovelace com base no processo de 5nm.

Naquele momento não se sabia se a NVIDIA seguiria utilizando tecnologia da Samsung, e agora novos rumores apontam que a empresa pretende se basear no processo da TSMC.

Além disso, a GPU Ada Lovelace utilizará uma arquitetura voltada para jogos, mas há suposições de que a novidade vai ficar atrás da AMD RDNA 3, embora a NVIDIA esteja investindo tudo para desenvolver performances mais avançada que as da AMD.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

A expectativa sobre a performance dessa nova GPU com arquitetura Lovelace é tanta que se a novidade não promover uma performance nos mesmos níveis ou não exceder o desempenho das AMD RDNA 3 a NVIDIA provavelmente vai cancelar a linha e seguir para a Hopper, uma arquitetura de GPU MCM própria da marca.


A arquitetura Hopper deve ter mais detalhes divulgados antes do final de 2021 e é voltada para os segmentos de servidor e Inteligência Artificial, uma tecnologia que a NVIDIA pode utilizar para brigar com a AMD de maneira bastante brutal.

Algumas especificações previamente vazadas sobre as GPUs Ada Lovelace apontam que a novidade deve aumentar cerca de 2,5x a performance em comparação com a geração anterior. Ao que parece, o AD102 deve trazer 18.432 núcleos CUDA, quase o dobro da RTX 3090. O lançamento pode ocorrer em 2022.

Depois de críticas pela evolução limitada que ofereceu com sua linha GeForce RTX 2000, a Nvidia impressionou entusiastas ao trazer sua família RTX 3000, baseada na arquitetura Ampere de 8nm. Tendo como chip mais poderoso o GA102, com nada menos que 10.496 núcleos CUDA, a nova geração de GPUs conseguiu compensar sua antecessora com ganhos entre 60% e 100% de desempenho.



AMD Radeon RX 6000M para notebooks tem novas especifica





Rumores
07 Dez




AMD lan





Software
20 Nov


Enquanto esperamos um aumento no estoque da linha RTX 3000, além de seu lançamento nos notebooks, a Nvidia já pode estar preparando sua próxima geração de placas de vídeo, conforme afirma o respeitado leaker kopite7kimi. Em seu Twitter, kopite comparou o atual GA102 com o AD102, dando detalhes de sua estrutura, que seria significativamente maior.

O site 3DCenter partiu desse princípio e listou as possíveis especificações da nova GPU, sendo basicamente reforçados pelo leaker. Ao que parece, o AD102 deve trazer configurações ainda mais impressionantes, incluindo o equivalente a 18.432 núcleos CUDA, quase o dobro da RTX 3090, além de algo em torno de 66 TFLOPs, contra os 35 TFLOPs da geração Ampere.

O leaker também cita um cache L2 maior, o que indica uma mudança completa de arquitetura, que dessa vez deve se chamar Lovelace, em referência à matemática britânica e primeira programadora da história, Augusta Ada Byron King, mais conhecida por Ada Lovelace.

Filha do poeta Lord Byron, Ada Lovelace foi responsável por propor um novo uso para a Máquina Analítica do matemático Charles Babbage, tendo desenvolvido o primeiro algoritmo do mundo e, portanto, sendo considerada como a primeira programadora. Seus avanços no ramo da matemática e computação aconteceram quase 50 anos antes do computador de uso geral desenvolvido por Alan Turing para quebrar o sistema de criptografia nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

O uso do nome Lovelace não apenas segue a agenda da Nvidia de nomear suas arquiteturas em homenagem a grandes cientistas, como ainda pode ter recebido um teaser durante a apresentação da fabricante na GTC 2018. Uma imagem divulgada pela empresa mostra os grandes heróis da Ciência, sendo Turing, da linha RTX 2000, um deles, além de Lovelace e outros possíveis nomes de futuras arquiteturas.

Por fim, a expectativa é que a arquitetura Lovelace seja baseada no processo de 5nm, como já indicam múltiplos rumores, mas ainda não se sabe se a Nvidia seguirá utilizando tecnologia da Samsung, ou se voltará para a TSMC. No entanto, é mais provável que a companhia continue com sua parceria com a sul-coreana, considerando a agenda superlotada da fundição taiwanesa.

Apesar de tudo, ainda vale tomar essas informações como fortes rumores. Por mais que kopite7kimi tenha um excelente histórico de vazamentos, múltiplos fatores podem variar até que a próxima geração de GPUs da Nvidia seja anunciada, desde problemas no mercado até mesmo mudanças internas para evitar novos vazamentos, algo já realizado no passado. A suposta arquitetura Lovelace deve ser anunciada apenas em 2022.



[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese