ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tinta ultra-branca pode reduzir a necessidade de um ar-condicionado

Tinta ultra-branca pode reduzir a necessidade de um ar-condicionado

[ad_1]

Embora casas com o interior e exterior pintadas com tinta branca pareçam “sem graça”, elas possuem um grande trunfo em termos de conforto térmico. De acordo com o site wane, pesquisadores da Purdue University criaram uma tinta “ultra-branca”, capaz de refletir 98,1% da radiação solar. Devido a esse grande poder reflexivo, a superfície da casa fica mais fria comparado a uma tinta comum.

Segundo os estudos realizados pelos cientistas, a tinta ultra-branca desenvolvida pode ser capaz, em alguns casos, de substituir efetivamente o ar-condicionado. O motivo disso é que a tinta é capaz de gerar uma potência de resfriamento de 10 quilowatts a cada 93m² no telhado. Embora existam tintas desenvolvidas para refletir o calor, elas não refletem mais de 90% da luz do sol e muito menos esfriam a superfície.

Como isso foi possível?

Segundo os pesquisadores, para criar a tinta foi utilizado uma alta proporção de sulfato de bário, um composto presente em cosméticos e papel fotográfico no formato de partículas de tamanhos variados. Com um volume maior, a partícula de sulfato de bário ajuda a dispersar mais o espectro de luz, refletindo assim a luz solar. Um Ph.D da Universidade de Purdue, Joseph Peoples, diz:

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

“Uma alta concentração de partículas que também são de tamanhos diferentes dá à tinta a mais ampla dispersão espectral, o que contribui para a mais alta refletância.”

Câmera infravermelha mostra através de uma placa pintada com tinta ultra-banca e uma câmera infravermelha a capacidade de “rejeição de calor”. Fonte: Purdue University / Joseph Peoples

O professor de engenharia mecânica da Universidade de Purdue, Xiulin Ruan, diz:

“Se você usasse essa tinta para cobrir uma área de telhado de cerca de 1.000 pés quadrados, estimamos que você poderia obter uma potência de resfriamento de 10 quilowatts. Isso é mais poderoso do que os condicionadores de ar centrais usados ​​pela maioria das casas .”

Lançamento e disponibilidade

Ainda não se tem ideia de quando essa tinta ultra-branca será comercializada, mas os pesquisadores estão empenhados em fazer isso virar realidade. Os cientistas já fizeram uma parceria com uma empresa para possibilitar a produção em larga escala e, consequentemente, a venda no futuro. Com esta tinta, será possível diminuir consideravelmente o consumo energético das casas em épocas de grande calor, como no verão.

O que achou desta solução para resfriar as casas? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

[ad_2]

Fonte Notícia

pt_BRPortuguese