ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia bloqueia websites de mais de 15 veículos de imprensa | Tecnologia

Rússia bloqueia websites de mais de 15 veículos de imprensa | Tecnologia

[ad_1]

A agência russa reguladora do setor de telecomunicações, a Roskomnadzor, bloqueou os websites de pelo menos 15 veículos de comunicação — constatou a AFP nesta quarta-feira (16), no momento em que Moscou reforça seu controle sobre as notícias publicadas sobre o conflito na Ucrânia.

  • Compartilhe essa notícia no WhatsApp
  • Compartilhe essa notícia no Telegram

As páginas on-line do veículo investigativo Bellingcat, de jornais locais russos e de veículos em russo baseados em Israel e na Ucrânia estavam inacessíveis hoje na Rússia, sem uma rede privada digital (VPN, na sigla em inglês).

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

Estes websites aparecem na lista oficial de páginas bloqueadas pela Roskomnadzor.

Entre os websites com sede na Rússia que foram bloqueados estavam o canal independente Kavkazki Ouzel, que cobre o Cáucaso, e um canal regional baseado nos Urais.

A Roskomnadzor também suspendeu o acesso a dois canais russófonos baseados em Israel, onde há uma comunidade significativa que migrou da antiga União Soviética: 9 TV Channel Israel e Vesty Israel.

Veículos ucranianos (novosti.dn.ua; bukinfo.ua) e um da Estônia, que tem uma versão russa (Postimees), também foram bloqueadas.

Desde o início da ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro, as autoridades russas multiplicaram seus esforços para controlar as informações publicadas na Web.

Entre outras, as redes americanas Twitter, Fb e Instagram foram bloqueadas, assim como outras mídias russófonas que criticam o Kremlin. As duas primeiras tiveram seu acesso restrito nos primeiros dias a invasão russa ao território ucraniano.

No entanto, a decisão de bloquear o Instagram deve ter um impacto mais profundo no país, já que o aplicativo é um dos mais populares entre os russos. A rede social tem 80 milhões de usuários na Rússia, segundo o diretor Adam Mosseri.

Os russos usam muito mais o Instagram do que o Fb, a rede social com mais usuários no mundo, segundo dados da consultoria eMarketer publicados pela agência France Presse.

Assim como no Brasil, o aplicativo é extremamente widespread entre os russos, tendo se twister também uma ferramenta de vendas on-line a very powerful para muitas pequenas e médias empresas, assim como para artistas e artesãos, que dependem de sua visibilidade nesta plataforma para sobreviver.

[ad_2]

Fonte Notícia

pt_BRPortuguese