SMARTPHONES

TIM perde quase dois milhões de clientes móveis nos últimos 12 meses e lidera ranking de portabilidade

TIM perde quase dois milhões de clientes móveis nos últimos 12 meses e lidera ranking de portabilidade

[ad_1]

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza desde 2008 o acompanhamento mensal e anual referente às solicitações de portabilidade realizada pelos usuários dos serviços de telefonia fixa e móvel ofertados no Brasil, analisando quais empresas perderam ou ganharam mais clientes no decorrer dos últimos anos.

Conforme aponta os dados disponibilizados pela estatal, nos últimos doze meses a TIM foi a operadora que mais cedeu clientes para concorrentes na divisão fixa e móvel, saída que coloca a empresa na primeira colocação no ranking e supera concorrentes como Oi, Claro e Vivo.







QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios



Economia e mercado
08 Dez




Venda da Oi Móvel: Claro, TIM e Vivo pedem ao Cade antecipação de julgamento sobre a compra





Economia e mercado
16 Dez


Telefonia móvel e fixa: visão bruta

O relatório referente aos últimos doze meses revela que a TIM foi a operadora que mais perdeu clientes se comparado com as empresas concorrentes, registrando uma saída de 1,9 milhão de consumidores e superando a Vivo e Oi, que durante o mesmo período perderam 1,6 e 1,4 mi de números telefônicos, respectivamente.

Os dados divulgados pelo órgão regulador também consideram a quantidade de clientes absorvidos pelos ‘provedores receptores’, nome dado as empresas que recebem os números transferidos. Nesse âmbito o cenário é um pouco diferente: Claro lidera e TIM aparece na terceira colocação.

Neste ano a Claro recebeu mais de 2,9 milhão de novos clientes, seguida pela Vivo com 1,9 mi e TIM com 1,1 mi, números brutos que analisam de forma geral o desempenho obtido quanto a portabilidade de usuários do segmento de internet móvel no entre janeiro e dezembro de 2021.

Na telefonia fixa o ranking é um pouco diferente devido à predominância de companhias de telecom como a Vivo, Claro e Oi, que juntas detêm uma fatia considerável desse mercado. Novamente citando a perda de clientes, nessa divisão quem lidera é a Vivo com uma perda de 392,1 mil consumidores, seguida pela Oi com 389,6 mil e Claro com 277,5 mil.

Quanto a quem absorveu mais clientes de telefonia fixa há um dado curioso: a Algar ocupa a terceira colocação com a chegada de 187,2 mil novos usuários, sendo superada apenas pela Vivo e Claro com 194,3 e 379,5 mi, respectivamente.

Saldo líquido do último ano

Se considerarmos o saldo líquido das operadoras, isto é, a quantidade de clientes perdidos subtraindo a quantidade de absorções nos últimos doze meses, teremos um cenário bastante ímpar e pode estar relacionado com alguns acontecimentos no mercado de telecomunicações nos últimos dois anos.

Nesse cenário a operadora que apresenta maior migração de clientes é a Oi Móvel que registra um total de 1,01 milhões e supera a TIM com uma perda de 826 mil usuários neste ano. É interessante mencionar que a Oi Móvel foi vendida por R$ 16,5 bilhões para a Claro, TIM e Vivo em dezembro de 2020 e aguarda autorização do CADE.

A Oi também lidera na quantidade de clientes perdidos no setor de telefonia fixa, registrando um saldo líquido negativo 239,9 mil contra 197,7 mil da Vivo. Quanto as reclamações, a Oi lidera o ranking registrando um total de 2.926 denúncias na Anatel e supera a Vivo e TIM.

Você fez portabilidade do seu número este ano? Conta pra gente, comente!

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese