SMARTPHONES

Apple ameaa sair do mercado britnico por disputa de patentes de 5 bilhes

Apple ameaa sair do mercado britnico por disputa de patentes de 5 bilhes

[ad_1]

Uma briga judicial de proporções bilionárias está ameaçando a permanência da Apple no Reino Unido. Nessa que é mais uma das brigas judiciais em que a empresa está envolvida, a gigante americana de tecnologia disse que pode sair do mercado local se um tribunal obrigar a empresa a pagar uma taxa “comercialmente inaceitável” pela tecnologia usada em seus iPhones. A disputa atingiu o valor de £ 5 bilhões – o equivalente a R$ 36 bilhões.

A história remonta a um conflito entre a Apple e a Optis Cellular Technology. Esta última processa a marca sediada em Cupertino, na Califórnia, por violação de patente depois que o fabricante do iPhone se recusou a pagar taxas de licença no valor de possíveis US$ 7 bilhões para usar tecnologia de smartphone “padronizada” em seus produtos.

Um juiz do Tribunal Superior decidiu no mês passado que a Apple infringiu duas patentes Optis, que ajudam os iPhones a se conectar às redes 3G e 4G.

QUER RECEBER NOSSOS ARTIGOS PRIMEIRO?

* Campos Obrigatórios

A Optis trouxe uma série de reivindicações semelhantes sobre patentes para outras tecnologias que diz que a Apple usou.

A Apple enfrentará um julgamento em 2022 sobre quanto deve pagar. A Suprema Corte do Reino Unido decidiu no ano passado que um tribunal do Reino Unido pode definir a taxa que a Apple deve pagar por todas as suas patentes do iPhone em todo o mundo, embora o tribunal apenas considere a violação de patentes no território do Reino Unido.

Haverá um outro processo judicial no final deste mês o qual definirá se a Apple deve fazer uma promessa juridicamente vinculativa de respeitar a multa — cujo pagamento deverá ocorrer até julho de 2022.

Ao mesmo tempo em que a a Apple ameaça sua saída, ela pode ser proibida de vender iPhones no Reino Unido caso se recuse a assumir compromissos perante o tribunal. Se a empresa sair de lá, os usuários terão uma perda de no quesito de suporte, além de afetar o valor dos produtos. Outro processo com a empresa corre desde maio, também no Reino Unido.

E aí, quem será que vai ganhar essa? Nessa batalha de gigantes, os usuários ficam em segundo plano…

[ad_2]

Fonte da Notícia

pt_BRPortuguese